Legislativo presta homenagem aos 60 anos da Emef Afonso Guerreiro

A Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA) prestou homenagem, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (18/11), ao transcurso dos 60 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Afonso Guerreiro - localizada no bairro Lomba do Pinheiro - zona Leste da Capital. Proposta pelo vereador Aldacir Oliboni (PT) e realizada no Plenário Otávio Rocha do Legislativo, a cerimônia contou com a presença de alunos, ex-alunos, funcionários e professores - inclusive professores já aposentados da instituição.
“A Emef agradece a oportunidade”, iniciou o diretor da Afonso Guerreiro, Samuel Martins, ao falar durante a homenagem. Ele, contudo, lamentou que no bairro “permanece precário o que é público” e lembrou que a escola, outrora, “chegou a ter 1.400 alunos. Atualmente, contamos com pouco mais de 900 alunos”. Conforme explicou Martins, as causas da diminuição no corpo discente residem em não haver mais, ou terem sido reduzidas, uma série de atividades, tais como: turno integral por falta de profissionais, a extinção da oficina de percussão e a diminuição das turmas de Educação para Jovens Adultos (Eja). Apesar disso, como salientou o diretor, a escola é referência: “trabalhar na Guerreiro significa ter orgulho”. E completou: "a Guerreiro também é o contraponto do tráfico ou a possibilidade de receber o afeto que falta em casa”.
Proponente
“O seu nome homenageia um grande historiador, geógrafo e pedagogo que dedicou toda a sua vida ao magistério estadual”, narrou o proponente da homenagem, Aldacir Oliboni. Na oportunidade, o vereador mencionou que a Emef “é uma escola que desenvolve o pensamento crítico, trabalha o meio ambiente, as línguas estrangeiras, a cultura e tem projetos junto à comunidade”. Ao saudar a instituição, ele destacou ainda a resistência da escola que passou até por incêndio.
“Homenageamos uma concepção de escola”, destacou ainda Oliboni ao dizer que a Guerreiro “sempre esteve presente nas lutas e no melhoramento da comunidade”. O vereador corroborou os seus parabéns a todos os professores, aos alunos e à comunidade da Lomba do Pinheiro. “É uma alegria recebê-los nesta Casa”, destacou em agradecimento pela presença de todos da instituição no Plenário Otávio Rocha.
Homenagem
Vereadores se manifestaram na homenagem:
EMPENHO - Alex Fraga (PSol) saudou os estudantes e os professores da Guerreiro Lima. “É através do suor e do empenho de vocês, professores, que a escola também faz história”, expressou Fraga. “Decorar fórmulas, prestar provas, sair bem em exames - têm importância, mas o mais importante é a formação pessoal”, citou. De acordo com ele, a homenageada cumpre esse papel, pois desenvolve “atividades extracurriculares e projetos que mostram aos estudantes que eles podem ter outras perspectivas”.
EDUCAÇÃO - “Temos que continuar escrevendo educação com letras garrafais”, defendeu Adeli Sell (PT). Além de elogiar a instituição, ele também lembrou de figuras históricas no processo de educação pública de qualidade no país. Citou nomes como o próprio Guerreiro Lima, e Anísio Teixeira, Paulo Freire, Darcy Ribeiro e outros. Por fim, Sell enfatizou a necessidade de escolas arrumadas: “sem janelas quebradas e com segurança”.