Legislativo prestigia cavalgada de São Jorge
O vereador Mauro Zacher (PDT), presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, prestigiou, neste domingo (22/4), a 19ª Cavalgada em homenagem ao Pai Ogum - São Jorge, realizada pelo Templo Universal da Paz Pai Francisco de Luanda, dirigido pela mestra Tala. O evento acontece há 19 anos, sempre no mês de abril, e a cada ano com crescente participação de cavaleiros, que se deslocam por 15 quilômetros, dede a igreja Nossa Senhora de Belém, no bairro Belém Novo, até o Castelo de Pai Ogum - São Jorge, na sede do Templo Universal da Paz, localizado na Rua Luis Correia da Silva, no bairro Lami, extremo sul da Cidade.
O Templo Universal da Paz Pai Francisco de Luanda foi fundado por Luis Correa da Silva e Gedi Santos Silva, pais de Tala. Atualmente a área contempla um complexo composto por 20 templos religiosos, incluindo o Castelo de Ogum (São Jorge), com imagens do santo em cores clássicas e lembranças dos históricos Cavaleiros da Távola Redonda.
Lembrando o trabalho do seu marido, Gedi informa que "o Templo da Paz foi fundado em 1950, há 62 anos, com o objetivo de promover a caridade, a saúde e o bem estar das pessoas". A fundadora da instituição acompanhou a filha no evento em homenagem a São Jorge Guerreiro, demonstrando grande satisfação em anunciar a participação de cerca de 5 dezenas de cavaleiros, a atividade desse ano.
A cavalgada em homenagem a São Jorge integra o calendário de eventos de Porto Alegre, é organizada por Armando Fraga da Rocha e Diogenes Meira, e conta com a presença de mais de 30 Piquetes da Capital e arredores do Templo.
Zacher, agradeceu a oportunidade de participar do evento, lembrando que a Câmara Municipal de Porto Alegre está a disposição de todas as pessoas,"independente da religião ou credo". Ele observou que "as pessoas presentes no Templo, hoje, buscam as boas energias para superação de desafios e por uma vida melhor". O vereador pediu que as energias positivas de Ogum - São Jorge, se estendam à todas as áreas político-administrativas de Porto Alegre, "para que se possa construir uma Cidade cada vez melhor".
Ao se manifestar, mestra Tala saudou ao "grande arquiteto do Universo", referindo-se a Deus. Pediu benção à todos e exaltou a amizade, dizendo que "esse laço é um bem que não
tem preço". Destacou a participação dos convidados, cavaleiros e animais "que efetivaram esse acontecimento em homenagem ao grande São Jorge, que doou a sua própria vida, em prol da humanidade".
Aos políticos e autoridades presentes, ela lembrou que "o sol é infinito; por isso, há lugar para todos", manifestando a necessidade de "haver guerreiros em todas as áreas, como forma de equílibrio". Tala ainda citou fatos que demonstram a bravura de São Jorge, ao pedir "paz e muita fé" e citou as semelhanças do povo gaúcho com o santo: "o gaúcho no seu
cavalo, representa a força do guerreiro".
A mestra Tala defendeu dignidade geral esclarecendo que "aos olhos do Pai, ninguém é melhor que ninguém", ao fazer uma oração de encerramento da solenidade de recepção aos cavaleiros, que foram agraciados com certificados e almoço. As atividades tiveram continuidade à tarde com passes e homenagens ao santo guerreiro.
Várias autoridades estiverram presentes, entre elas o vereador Thiago Duarte (PDT), os secretários municipais Pompeo de Mattos, do Trabalho, e Sônia DÁvila, da Segurança Urbana, destacados para representar o prefeito José Fortunati.
Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)