Plenário

Legislativo saúda os 80 anos do Jornal do Comércio

Tumelero (e) recebeu diploma dos vereadores Dr. Thiago e Nereu Foto: Ederson Nunes
Tumelero (e) recebeu diploma dos vereadores Dr. Thiago e Nereu Foto: Ederson Nunes

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene nesta terça-feira (28/5) para celebrar os 80 anos de fundação do Jornal do Comércio (JC), ocorrida em 25 de maio de 1933. A homenagem foi proposta pelo vereador Nereu D’Avila (PDT), para quem a história do JC orgulha a imprensa gaúcha e a todos os leitores por sua qualidade, seriedade e compromisso com a verdade.

Nereu recordou que, no início, o JC - fundado por Jenor e Zaida Jarros - chamava-se Consultor do Comércio, trazendo informações do porto e das ferrovias, como a chegada de mercadorias. “Durou assim 23 anos, quando, no dia 1º/10/1956, passou a se chamar JC”, prosseguiu. Outros anos importantes, segundo Nereu, foram 1960, quando o JC passou a ser diário, e depois em 1969, com o offset, até a modernidade atual. “Realmente é uma história muito grande”, frisou, repetindo o que leu em uma edição comemorativa: “Uma máquina usada Remington e duas pessoas iniciaram essa grande trajetória. Um passo para uma longa caminhada”.

 O vereador saudou o empenho e a obstinação de Jenor, Zaida e das equipes do passado, até a atualidade da empresa. “Recentemente, o JC tornou-se todo colorido, com o visual mais bonito dos jornais do Estado”, disse. “O tempo passou, as coisas avançaram com o presidente Mércio Tumelero, novas máquinas, o site, transformando-se em jornal de economia e negócios”, afirmou. Também cumprimentou a empresa pela inauguração da nova sede, na Avenida Pernambuco, anunciada por Tumelero. “Pelo visto o centenário será neste ritmo maravilhoso, que Porto Alegre merece”, declarou. “O JC fez justiça a suas oito décadas de existência.”

Circulação ininterrupta

O presidente da Cia Jornalística JC Jarros, Mércio Tumelero, agradeceu à Câmara pela homenagem e pelo diploma recebido. “Sinto orgulho de representar essa equipe valorosa do JC, que, com 80 anos, e gerações de pessoas trabalhando, chega ao momento atual em posição muito boa”, disse. “Poucos jornais fizeram 80 anos com circulação ininterrupta. Todos sabem das crises econômicas, o JC passou por elas, mas estamos aqui fortes, sempre nos renovando.” Como atestou, as conquistas se devem ao trabalho baseado em dois pilares: credibilidade e evolução permanente. “Nos dedicamos mesmo a fazer um produto de primeiríssima qualidade, pois temos um público muito qualificado e gente que faz isso”, garantiu.

A solenidade foi dirigida pelo presidente da Câmara, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), e participaram os vereadores Alceu Brasinha (PTB), Márcio Bins Ely (PDT), Lourdes Sprenger (PMDB), Bernardino Vendruscolo (PSD), Mônica Leal (PP), Reginaldo Pujol (DEM) e Sofia Cavedon (PT).

Compuseram a mesa também o prefeito em exercício, Sebastião Melo; o arcebispo metropolitano, Dom Dadeus Grings; a secretária estadual de Comunicação e Inclusão Digital, Patrícia Goulart; a desembargadora Vânia Mattos, do Tribunal Regional do Trabalho; e o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes. 

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)