Processo de Vacinação contra COVID-19

Líder da Bancada do PTB realiza visita na Vigilância em Saúde para conhecer o processo de vacinação contra o covid-19

Líder da Bancada do PTB, Vereadora Tanise Sabino, realiza visita na Vigilância em Saúde.
Líder da Bancada do PTB, Vereadora Tanise Sabino, realiza visita na Vigilância em Saúde.

Na manhã de sexta-feira (05/02), como vereadora  e líder da bancada do PTB, a Vereadora Tanise Sabino foi conhecer o processo de vacinação do COVID na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Na reunião, a Vereadora foi recebida com muita atenção e cordialidade pelo Coordenador de Vigilância em Saúde, Fernando Ritter e as enfermeiras Fernanda  Fernandes e Juliana Pinto. 

 

“O Vereador também tem um papel de esclarecer e informar a sociedade sobre o que está acontecendo na cidade. E neste momento que estamos vivendo de pandemia pelo novo coronavirus, as pessoas estão muito preocupadas com o processo de vacinação e com muitas dúvidas. E as dúvidas, muitas vezes, em decorrência de fake news”, comentou a Vereadora Tanise. 

Na reunião, o Coordenador Fernando Ritter forneceu todos os esclarecimentos do processo de vacinação, informando sobre as quatro fases, sendo a primeira fase dirigida aos  Profissionais de saúde, População Indígena, População Quilombola, Idosos institucionalizados, Idosos acamados, Pessoas com deficiência institucionalizadas e Idosos com 75 anos ou mais; a segunda fase será para idosos acima de 60 anos; a terceira fase para pessoas com doenças crônicas e a quarta fase para profissionais da educação, pessoas em situação de rua e transporte rodoviário. Até aquele momento, a Prefeitura de Porto Alegre tinha recebido 92 mil doses. Estima-se que até final de abril deste ano todos os grupos prioritários sejam vacinados. 

“O Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre é de conseguir imunizar quase 500 mil pessoas até o final de abril. Isso significa vacinar o primeiro grupo até final de fevereiro, o segundo grupo até o final de março e o terceiro grupo até final de abril. Isso, com certeza, irá reduzir muito a pressão sobre o sistema hospitalar, mas não podemos deixar de continuar nos cuidando, mantendo o distanciamento, uso do álcool gel e uso de máscara” falou o Diretor Fernando.

 

O público-alvo das quatro primeiras fases do processo de vacinação deverá buscar a vacina de 4 formas: procurando uma unidade básica de saúde mais próxima em seu bairro; através do 156, envio de e-mail ( 156poa@portoalegre.rs.gov.br e ouvidoria@sms.prefpoa.com.br) e whatsApp pelo número (51) 99388-0881 e 3289-2656. As vacinas hoje disponíveis em Porto Alegre são a Sinovac e a da Oxford. No momento, a Prefeitura tem capacidade para atuar em 130 salas de vacinação em Porto Alegre.