Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

  • Vereador Cassiá Carpes
    Cassiá Carpes (PP) (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)
  • Vereadora Mari Pimentel
    Mari Pimentel (Novo) (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Na sessão plenária de hoje (08/08) da Câmara Municipal, vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos em seus discursos de Lideranças:

FALTA - Moisés Barboza (PSDB) falou sobre a queda do repasse de ICMS para a Capital, uma perda que pode chegar a R$ 100 milhões. É um recurso que, para o parlamentar, provocará falta na manutenção da malha viária e nas ações sociais.

PRECARIDADE - Mari Pimentel (NOVO) discursou que há uma semana as aulas da rede municipal retornaram, mas há carência de professores para as crianças que passaram a pandemia longe da escola. Também falou da falta de monitores nas escolas, impossibilitando a inclusão daqueles que necessitam de atendimento particular. ”Enquanto nós não tivermos condições básicas de educação, nós nunca seremos uma cidade próspera.”

EDUCAÇÃO - Cassiá Carpes (PP) questionou as privatizações que vêm acontecendo em relação à educação. O vereador ainda falou que a educação do estado está em 18° no ranking nacional e comentou da importância do esporte nas escolas e clubes que tenham competição. “Não sou contra as privatizações, porém cada caso é um caso, mas a educação tem que vir em primeiro lugar.”

LILÁS - Hamilton Sossmeier (PTB) tratou do Agosto Lilás, mês de luta contra a violência contra a mulher. O vereador falou que o fone 180 recebeu mais de 70 mil notificações, sendo mais de 30 mil de violência física, 24 mil de violência psicológica e 5 mil de violência sexual. Citou que fez um projeto no qual coloca a lei Maria da Penha como tópico de disciplina nas escolas.

Texto

Lucas Zanella/ Eduarda Burguez/ Vinícius Goulart (estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)