PLENÁRIO

Lideranças / Sessão ordinária

Movimentação de plenário.
Movimentação de plenário. (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Na sessão plenária desta quarta-feira (16/11) da Câmara Municipal de Porto Alegre vereadores e vereadoras falaram em tempo de Lideranças sobre os seguintes temas:

EMERGÊNCIAS - Mari Pimentel (NOVO) comentou sobre as emergências da Capital, que mesmo em um mês normal estão lotadas. Segundo a vereadora, atualmente, 19 mil mulheres aguardam pela ecografia mamária e a realidade de exames tardiamente realizados deve ser normalizada em dois ou três anos. “É preocupante ver as emergências lotadas, ver que as UPAs que são de média complexidade estão lotadas”, informou Mari.

POSSE - Vitória Cabreira (PCdoB) dedicou sua posse à luta das mulheres, que, de acordo com ela, tem sido uma pauta recorrente. “São mais de 33 milhões enfrentando a fome, e nós sabemos que quando um país está tão ruim para o seu povo ele ainda está muito pior para as mulheres”. Segundo a parlamentar, 63% das famílias chefiadas por mulheres estão em situação de insegurança alimentar.

ATENDIMENTO - Lourdes Sprenger (MDB) falou sobre o controle populacional animal e o andamento das metas sobre esta política. "Precisamos alavancar um atendimento maior, e isto é elogiável, e a Prefeitura nos atendeu”. De acordo com a vereadora, a Prefeitura está atendendo três projetos, entre esterilizações, exames e outros procedimentos. A parlamentar destacou que a Capital é uma das poucas do país a possuir este tipo de atendimento animal.

 

CARONA - Cassiá Carpes (PP) comentou sobre a ida para o Egito do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pegou carona em um avião em que o dono foi preso pela Polícia Federal. Para o vereador, os jornais do centro do país que apoiavam, estão retirando seus apoios. “Veja que as coisas estão se sucedendo, está voltando tudo à tona. Nem assumiram ainda e todo mundo quer a boquinha”, disse Cassiá. 

 

VOTO - Aninha do IAPI (Cidadania) ressaltou a fala da vereadora Cláudia Araújo (PSD) sobre a importância dos agentes comunitários de saúde. A parlamentar destacou a importância deste profissional para a cidade de Porto Alegre. “O agente comunitário é a ponte entre o paciente que está na casa, que muitas vezes não tem condições de ir até o posto de saúde, e presta este acolhimento e assistência". Ela garantiu que se estiver presente na Casa no dia da votação, será favorável ao projeto.

 

RESPONSABILIDADE - Leonel Radde (PT) respondeu à vereadora Comandante Nádia (PP) sobre Jader Branco Cavalheiro, cargo em comissão que foi indiciado por feminicídio. Radde falou que não pode ser imputado a ele a responsabilidade sobre o que alguém está fazendo. “A delegacia que fez a prisão é a minha delegacia. Estou lotado nesta, pode ir no sistema e pesquisar. 1° Delegacia de Homicídios, estou lotado, mas licenciado. São meus colegas que estão fazendo a investigação, na qual entrego responsabilidade total”, afirmou o vereador.

 

TRANSPORTE - Márcio Bins Ely (PDT) fez um cumprimento em nome da liderança da bancada do seu partido ao vereador Cláudio Janta (SD), líder do governo na Casa. “Cumprimento vossa excelência no que diz respeito ao trânsito de táxis e dos veículos de transporte escolar nos corredores de ônibus”. Para Bins Ely, a aprovação da lei foi uma decisão acertada da Câmara.


NOTA - Sobre o pronunciamento do colega Leonel Radde (PT), Aldacir Oliboni (PT) afirmou que, enquanto partido e bancada, qualquer contratempo ou acusações devem ser feitos os devidos esclarecimentos à população. Conforme o vereador, foram ouvidas no plenário manifestações sem conhecimento de causa e, assim que aconteceu o fato, a executiva do PT emitiu uma nota repudiando a tentativa de criminalização de todo o partido e sua militância. “Informamos que já suspendemos sua filiação desde o momento que soubemos do fato, e defendemos que o crime seja solucionado. E os seus autores devidamente punidos com o rigor da lei”, informou Oliboni.

Texto

Josué Garcia e Eduarda Burguez (estagiários de jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)