LIDERANÇAS

Sessão ordinária / Lideranças

  • Vereador Engenheiro Comassetto
    Engenheiro Comassetto (PT) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Vereador Claudio Janta
    Cláudio Janta (SD) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Na sessão plenária desta segunda-feira (13/02), vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre falaram em período de Lideranças e Comunicações sobre os seguintes temas:

ESTRUTURA - Com o retorno do ano letivo na Capital, Mari Pimentel (NOVO) discursou sobre os problemas estruturais nas escolas municipais. A vereadora trouxe imagens de escolas, como a José Mariano Beck e a EMEI Ponta Grossa, que apresentam pilares oxidados e marquises corroídas, apresentando riscos. A parlamentar criticou a compra, em 2021, de quase R$ 60 milhões em Chromebooks, além de outros investimentos questionáveis em materiais pedagógicos. Segundo Mari Pimentel, as escolas municipais ficaram sem atenção durante dois anos, mas, agora, há orçamento para realizar reformas necessárias. (LZ)

BOAS-VINDAS  - Idenir Cecchin (MDB) comentou sobre a participação do PSDB como base do governo e a participação do partido nas decisões futuras para a Capital. “Quero festejar esta vinda do PSDB, pela experiência e pela capacidade que os quatro vereadores têm e que eles podem ajudar muito no atual governo”, informou o vereador. Cecchin ainda parabenizou a chegada dos novos vereadores do MDB. (EB)

PRIORIDADE - José Freitas (REPUBLICANOS) falou sobre a campanha Fevereiro Roxo, criada para alertar e conscientizar a população sobre três doenças sem cura: alzheimer, lúpus e fibromialgia. O vereador mencionou uma carteirinha que confere prioridade de atendimento para portadores de fibromialgia, que passou a ser confeccionada após umasolicitação ao governo. Também ressaltou que, no final de 2022, intermediou a concessão de um equipamento fotossônico da USP para a FADERGS, viabilizando o atendimento de pacientes com fibromialgia na instituição. Segundo o parlamentar, ele luta para que o Sistema Único de Saúde (SUS) consiga obter também o equipamento, que ajuda a aliviar a dor causada pela doença. (LZ)

CARNAVAL - Giovani Culau e coletivo (PCdoB) falou sobre a importância do carnaval na Capital e o corte que a festa vem sofrendo nos últimos anos com a falta de financiamento da prefeitura. “As escolas de samba são organismos vivos das nossas comunidades, com grande função social, de integração, de solidariedade e assistência. Devemos reconhecer o potencial econômico do carnaval na nossa cidade”, ressaltou Giovani. (EB)

GOVERNOS - Moisés Maluco do Bem (PSDB) comentou sobre um plano de atuação para reestruturar as escolas que será detalhado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e declarou sua felicidade com o comprometimento do governo. O parlamentar ainda condenou as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia, chamando sua atitude de branda. “Muito se diz que não basta recriminar as guerras, tem que ser antiguerra, então não aceito.” (LZ)

ELEIÇÕES - Roberto Robaina (PSOL) afirmou que o vereador Idenir Cecchin (MDB) usou a palavra como se fosse o líder de governo que busca unificar todas as forças da direita para as próximas eleições. Segundo Robaina, o prefeito Sebastião Melo já abriu a corrida eleitoral para a Capital. “Sebastião Melo aceitou ser um agente político que ocupa o espaço do bolsonarismo na cidade de Porto Alegre. Nós temos a obrigação de construir um bloco político que faça frente a este modelo neoliberal e autoritário”, afirmou Robaina. (EB)

PROJETO - Claudio Janta (SD) informou que, desde outubro de 2017, vem se desenhando um projeto para Porto Alegre, uma alternativa que tirasse ela dos extremos e unisse a periferia com a região do Parcão, a política liberal com a social. Foi a partir desse projeto que lançaram a candidatura do atual prefeito Sebastião Melo. O parlamentar destacou a aprovação de 77 projetos que ajudam a cidade e o governo. “Vamos estar aqui defendendo a política que nós acreditamos, que essa cidade não tem que ser só de investidores, que tem que se transformar em referência na área da saúde, onde nossos filhos possam estudar”. Por fim, Janta se despediu do cargo de líder de governo, que ocupou em 2022, mas ressaltou que segue na luta em prol do governo Melo. (LZ)

TRABALHADORES - Engenheiro Comassetto (PT) ressaltou o aniversário de 43 anos do Partido dos Trabalhadores e os feitos do presidente Lula nos seus primeiros 40 dias de governo. Como a determinação do retorno do Fundo Amazônico, para a proteção da floresta amazônica, conhecida como a maior biodiversidade do mundo. Foram também neste período revogados o decreto que segregava os alunos com deficiência nas escolas e o decreto sobre acesso a armas e munições. O vereador ainda informou que o projeto Minha Casa, Minha Vida será relançado e agradeceu o apoio das bases aliadas. (EB)

Texto

Lucas Zanella e Eduarda Burguez
(estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)