PLENÁRIO

Sessão ordinária / Lideranças

  • Vereador Roberto Robaina na tribuna
    Vereador Roberto Robaina na tribuna (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Vereador Mauro Pinheiro na tribuna
    Vereador Mauro Pinheiro na tribuna (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Nos discursos de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (21/06), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram sobre os seguintes temas:

 

ENERGIA - Cassiá Carpes (PP) ressaltou a necessidade de ser colocado em ação a lei, de sua autoria e da vereadora Fernanda Barth (Podemos), que fala sobre a instalação subterrânea de fios elétricos e de internet na Capital, após o temporal que atingiu a cidade. “Diante disso, a necessidade da rede subterrânea para evitar a quantidade de árvores e galhos que tiraram a capacidade de energia elétrica”, disse. Ele também mencionou um projeto protocolado por ele, que institui a política municipal de combate ao racismo nas competições realizadas em Porto Alegre. (J.S)

 

CPI - Juan Savedra (NOVO) disse que em 2020 foi o primeiro vereador do partido a conversar com o então candidato à prefeitura da Capital, Sebastião Melo, para falar sobre mobilidade urbana. “Desde o início eu apoiei o candidato Melo”, destacou. Ele afirmou também que tem acompanhado de perto o caso de acúmulo de materiais didáticos pela Smed, que tem visitado escolas e participado de reuniões com a pasta. (J.S)

 

CICLONE - Pablo Melo (MDB) agradeceu ao gabinete da primeira-dama, Defesa Civil e EPTC, pela rápida resposta dada após a passagem do ciclone por Porto Alegre. Sobre a oposição, o vereador disse que os problemas da cidade não são exclusivos do atual governo. Ele também reclamou da demora para o restabelecimento da energia elétrica em alguns pontos da cidade e pediu o comparecimento da CEEE Equatorial ao plenário para prestar esclarecimentos. (J.S)

 

DESASTRE - Aldacir Oliboni (PT) falou sobre o desastre natural que ocorreu na última semana relacionado ao ciclone no Estado. O vereador criticou as decisões do governo Leite, como a privatização da CEEE, o caso do plano de saúde IPE e a situação das bombas de água no 4° Distrito, que deixou parte do local embaixo d’água. “Mais de 200 mil pessoas ficaram embaixo d’água em Porto Alegre, em uma região”. (V.G)

 

NARRATIVA - Mauro Pinheiro (PL) repudiou a diplomacia entre Lula e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pois o presidente do Brasil alega que Maduro deve construir uma “narrativa” para desmistificar que há uma ditadura naquele país. “As pessoas foram enganadas por uma narrativa. Nós precisamos de um líder que nos lidere e construa no nosso país, e que não esteja só preocupado com o poder”, declarou. O vereador criticou Lula por seus posicionamentos e discorda da forma que ele governa o país. (V.G)

 

EDUCAÇÃO - Roberto Robaina (PSOL) abordou a questão da Secretaria Municipal de Educação. O vereador reivindicou que seja instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), pois segundo ele, a Câmara deve investigar o desperdício. “O desperdício dos recursos públicos já é gravíssimo, a falta de planejamento é gravíssima. A tentativa do governo de responsabilizar as diretoras de escola foi uma covardia”, ressaltou Robaina. (E.B)

 

DEFESA -  Biga Pereira (PCdoB) comentou sobre as destruições do ciclone extratropical que passou por Porto Alegre na última sexta (16). A vereadora relatou que se colocou à disposição da Defesa Civil, e relatou que atualmente existem apenas 11 servidores no órgão, e que já foi emitido um alerta para novas chuvas a partir de terça-feira (20). “Eu espero que a Prefeitura já tenha um plano de emergência para dar conta”, disse. (E.B)

Texto

Eduarda Burguez, Josué Garcia, Vinicius Goulart (estagiários de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)