Lideranças

Sessão ordinária / Lideranças

Movimentação de plenário
Movimentação de plenário (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Na sessão plenária desta quarta-feira (14/12), da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadores e vereadoras falaram em tempo de Lideranças sobre os seguintes temas:

SAÚDE MENTAL - Psicóloga Tanise Sabino (PTB) abordou a morte do jornalista Voltaire Porto e a importância de falar sobre a saúde mental. Ressaltou que perante o desânimo e desespero muitas vezes podem ocorrer pensamentos suicidas. A vereadora solidarizou-se com a família e convidou para a caminhada da saúde mental, que ocorrerá no mês de janeiro. “Diante das dores da vida, diante das dores da alma, sempre podemos buscar ajuda de um profissional. Seja psicólogo, um médico, um psiquiatra, sempre tem saída e escolha", ressaltou.  

CRIME - Cláudio Janta (SD) mencionou o crime ocorrido ontem, em Alvorada, onde um pai matou seus quatro filhos. Ele comentou que o caso tem analogia aos crimes cometidos contra a mulher, já que o homem teria agido por vingança. “Nós, a sociedade, na questão da proteção a mulheres somos completamente ineficientes. Ganha a medida protetiva e é agredida na parada de ônibus, nas escolas, salão de beleza, porque a medida protetiva só diz que existe, ela não garante e assegura a vida das mulheres”, declarou.

 

OCUPAÇÃO - Pedro Ruas (PSOL) tratou sobre a ocupação Mirabal e seu trabalho de acolhimento às mulheres que sofreram violência doméstica. O vereador relatou que o governo tem a obrigação pública de ajudar todas as mulheres que são vítimas de violência, na segurança, saúde e trabalho. Ruas comentou que existem diversos lugares para se construir novas ocupações para acolher outras mulheres. “Eu poderia indicar mais de centenas de prédios, não só dezenas. Porto Alegre tem mais de três mil imóveis aqui na Capital. Estou indicando um que daria, vários andares, elevador e fechado há vários e vários anos, como estava fechado antes da ocupação Lanceiros Negros. Se não fosse ali um local de acolhimento de mulheres ameaçadas, vítimas e crianças que acompanham essas mulheres. O poder público tem que agir”, cobrou.

 

VIOLÊNCIA - Comandante Nadia (PP) discursou sobre o caso ocorrido na quarta-feira (14), em que um pai foi preso pelo assassinato de seus quatro filhos. A vereadora constatou que "quando nós falamos de violência intrafamiliar, violência doméstica, eu tenho pautado minhas falas de que ela não atinge apenas a mulher, ela vai adiante, essa violência perpassa a mulher e atinge os filhos dessa relação”. A parlamentar exigiu que todas as instituições tenham mais cuidado para que a violência doméstica não ocorra e deem mais atenção à complexidade do crime, além de tirar a mulher de casa e colocá-la em um abrigo.

 

GASTOS - Cezar Schirmer (MDB) comentou que os gastos públicos do país são em torno de R$ 6 trilhões. Em comparação a educação, a saúde e a segurança do Brasil com qualquer país que gasta e investe menos, ainda a qualidade de vida está abaixo do esperado. O vereador apresentou seu projeto que prevê uma revisão periódica dos gastos da Prefeitura. “Vamos com isso suprir gastos supérfluos e desnecessários, vamos eliminar programas que fazem sombreamento com outras áreas da administração pública”, ressaltou.

Texto

Eduarda Burguez, Vinicius Goulart, Josué Garcia (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)