Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Movimentação de plenário
Movimentação em Plenário na sessão de hoje (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Na sessão plenária de hoje (14/09) da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadores e vereadoras falaram em tempo de Lideranças sobre os seguintes temas:

FEMINICÍDIO - Daiana Santos (PCdoB) falou sobre o caso de feminicídio ocorrido ontem na Capital. A vereadora lembrou que no início do ano passado, em março, foi feito um indicativo para que o Executivo municipal se atentasse à retomada da Secretaria de Políticas Públicas de Porto Alegre. Segundo a  parlamentar, este é um problema de nível estadual, já que faz oito anos que não existe uma Secretaria de Políticas Públicas estadual. Daiana disse que tudo isso é um problema político estruturado pela negligência do legislativo e do executivo.

HAVAN - Aldacir Oliboni (PT) lamentou a morte de Débora Moraes, ocorrida esta semana na Capital, vítima de feminicídio. Outro tema abordado pelo vereador foi a compensação do Dmae à Havan, no valor de R$ 1,7 milhão, contestada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Disse que o município deve seguir a orientaação do TCE e não pagar o valor, investindo tais recursos em politicas públicas na cidade. “São inúmeros problemas na cidade, que vão desde a falta d’água no Morro da Cruz até a falta de servidores da saúde e de professores.”

AGRADECIMENTO- Moisés Barbosa (PSDB) fez um agradecimento público à atual gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) pelas melhorias no Parque Harmonia e sua concessão à iniciativa privada. Lamentou que sempre que faz um elogio a algum governo ou vereador, acaba sendo alvo de críticas provocadas por raiva ou polarização. “Vou continuar agradecendo e reconhecendo aos colegas vereadores, dos mais variados partidos, quando defenderem projetos importantes. E não me importa de qual ideologia eles sejam.”

Texto

Eduarda Burguez e Josué Garcia
(estagiários de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)