Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

  • Movimentação de Plenário. Na tribuna o vereador Claudio Janta.
    Cláudio Janta (SD) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Movimentação de Plenário. Na tribuna a vereadora Mari Pimentel.
    Mari Pimentel (Novo) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Nos discursos de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (1/11), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram sobre os seguintes temas:

POSSE - Adeli Sell (PT) agradeceu às autoridades presentes em sua posse. Ele ocupa agora a cadeira do vereador Marcelo Sgarbossa (sem partido), que foi cassado pelo TRE-RS. Adeli falou sobre sua trajetória política e afirmou: “Volto com toda a energia e todo gás e quero aqui dizer que nosso gabinete está aberto”, disse o novo vereador titular da Capital. (J.S)

BENEFÍCIO - Cláudio Janta (SD) fez um apelo aos sindicatos dos trabalhadores e organizações empresariais do comércio para entrarem no programa de desoneração da folha de pagamento. “O governo federal fez projeto desonerando a folha de pagamento de 17 setores produtivos, mas o segundo maior setor produtivo do Brasil, o comércio, não está contemplado na redução dessa folha de pagamento”, relatou o vereador, informando que setor deveria receber este benefício federal.
(VG)

ISENÇÃO - Pedro Ruas (PSOL) citou a fala do vereador Cláudio Janta (SD) sobre isenções e alertou: “Os governos têm uma linha de isentar, muitas vezes, quem não precisa da isenção”, destacou. Ruas disse que enxerga com maus olhos a intenção de “deixar mais rico quem já é rico". (J.S)

EDUCAÇÃO - Mari Pimentel (NOVO) trouxe novas informações sobre o que ela considera escândalo da educação em Porto Alegre. “O Tribunal de Contas do Estado julgou o caso da Mindlab, onde houve mais de R$ 10 milhões em compras sem licitação”. A vereadora contou que por três votos favoráveis, o TCE concluiu que o município de Porto Alegre pulou etapas para a compra. A vereadora exigiu que seja implementado um processo administrativo dentro da Prefeitura, para entender o envolvimento de servidores e agentes políticos nesse caso.

Texto

Josué Garcia e Vinicius Goulart (estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)