PLENÁRIO

Sessão ordinária / Lideranças

Vereadora Fernanda Barth na tribuna
Vereadora Fernanda Barth na tribuna (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Nos discursos de Lideranças da sessão ordinária desta segunda-feira (03/07), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram sobre os seguintes temas:

PRAÇAS - Alexandre Bobadra (PL) falou sobre os parques da cidade, dando ênfase à importância de nomear os prefeitos de praça. “Eles ajudam a cuidar das praças, a manutenção, acionar os órgãos da Prefeitura”, apontou Bobadra. O vereador ressaltou que a cidade vai passar, no próximo período, pelo cercamento das praças. De acordo com ele, a Prefeitura está contratando mais 50 guardas municipais, para trazer uma maior sensação de segurança à população da Capital. (J.S)

 

TV - Alvoni Medina (Republicanos) destacou os 16 anos da TV Record RS. “Fundada em 2007, a Record TV RS surgiu após a compra da antiga TV Guaíba”, disse Mediana. Ele ressaltou a qualidade da emissora e a pluralidade da sua programação. “É uma TV que traz vários programas que mostram os valores da familia”. (J.S)

 

EDUCAÇÃO - Vitória Cabreira (PCdoB) disse que o município passa por um momento grave em relação à Educação. “Nós precisamos punir os responsáveis por ter gasto milhões com livros didáticos com erros de ortografia”, destacou. Para a vereadora, a cidade está desperdiçando recursos valiosos para Educação. Ela também reforçou a necessidade da instalação de CPI para investigar o caso. (J.S)

 

CPI - Roberto Robaina (PSOL) parabenizou a procuradoria da Câmara e o presidente, Hamilton Sossmeier (PTB), pela decisão em relação ao pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). “Tomaram uma decisão sensata”, afirmou. Robaina disse que se houvesse uma CPI presidida pelo líder do governo, seria eticamente inadequado. Ele lembrou que o objetivo do inquérito é também de descobrir se houve desvio de recurso público. (J.S)  

 

DEMOCRACIA - Fernanda Barth (Podemos) falou sobre a importância da liberdade de expressão para a sociedade e o indivíduo. A vereadora criticou a forma como a esquerda utiliza a democracia. “É a definição do que a esquerda realmente pensa: a democracia é realmente relativa”. A vereadora relatou que a democracia para a esquerda só é relevada quando lhe convém, em relação aos seus líderes, pautas, projetos e ideologias. (V.G)

 

ABORDAGEM - Pedro Ruas (PSOL) discursou sobre as diversas pessoas em situação de rua que são vítimas constantes de violência. O vereador disse que a Instrução Normativa 004 de 2023, da Secretaria de Segurança, relata que a abordagem preventiva de indivíduos sob suspeita é realizada sem violência. “Não é isso que ouvimos, nós ouvimos o relato que é violenta, truculenta, com emprego de cassetetes e taser”. O vereador exigiu que houvesse um curso de direitos humanos para o exercício da função, principalmente na abordagem de pessoas em situação de rua. (V.G)

 

EDUCAÇÃO - Jonas Reis (PT) comentou sobre a situação da Escola Dolores Alcaraz Caldas, localizada no Bairro Restinga, que se encontra fechada por estar sem água. Segundo Jonas, o prefeito Sebastião Melo (MDB) é o inimigo do trabalhador e não faz visitas nas escolas para ver a real situação em que se encontram, com falta de água e merenda. Jonas ressaltou que o novo secretário de Educação deve visitar as escolas e verificar a atual situação, conversando com as diretoras e merendeiras. (EB)

Texto

Eduarda Burguez, Josué Garcia e Vinicius Goulart (estagiário de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)