Lideranças

Sessão Ordinária / Lideranças

  • Movimentações em plenário.  Eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal
    Vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Vereador Moisés Barboza
    Vereador Moisés Barboza (PSDB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Durante o período destinado às comunicações de lideranças, na sessão ordinária desta quarta-feira (15/12), os vereadores trataram dos seguintes temas:

DMAE – Airto Ferronato (PSB) lembrou o aniversário do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), que completa 60 anos hoje. “O Dmae é a prova de que serviço de qualidade pode ser prestado com modicidade tarifária.” Ferronato destacou ainda que é contra qualquer tipo de privatização do departamento. (EB)

FOGOS – Cláudio Janta (SD) fez um apelo para que as prefeituras e cidadãos não utilizem fogos de artifício com barulho. “Os fogos podem ser luminosos, que deixam o céu lindo e maravilhoso, com diversas cores e formatos. Mas o estouro no ouvido de uma criança autista é algo que irá estragar o natal e o ano novo de uma família.” Janta explicou que o estopim em um ouvido de uma pessoa autista é repicado várias vezes. (EB)

FOGOS II – Aldacir Oliboni (PT) também falou sobre a lei que proíbe fogos de artifício com barulho. “Aprovamos aqui, no ano passado, o projeto que autoriza o poder público e sociedade a soltar fogos à vista, mas com estampido não pode mais em Porto Alegre. Está proibido. É lamentável saber o quanto isso é prejudicial à saúde do ser humano e dos animais. Esperamos que o governo cumpra esta lei municipal. Não vamos impedir festas na cidade, mas que sejam com fogos à vista e sem estampido”, falou. (EB)

RETROSPECTIVA – Bruna Rodrigues (PCdoB) falou das dificuldades vivenciadas ao longo do ano pela população brasileira no cenário pandêmico. “Se a vacina não tivesse sido negligenciada, teríamos o povo vivo e não estaríamos falando de mais de 600 mil famílias que não vão comemorar o natal ou o ano novo. Que vão sentir na mesa a ausência dos familiares. Que sentem também a fome que assola o povo ou a desesperança”, ressaltou. A vereadora falou ainda sobre dificuldades que a bancada de esquerda enfrenta na atividade parlamentar. (EB)

LÍDER - Cassiá Carpes (PP) comentou que, a partir do ano que vem, será o líder do partido.  Também falou sobre o projeto aprovado sobre acesso controlado a loteamentos. "É algo leve, tranquilo e claro. A prefeitura vai sancionar e regulamentar, pois dá segurança para a sociedade." Disse ainda que o secretário de Esportes, Kiko, está indo para a Seleção Brasileira e que está "torcendo para que o prefeito escolha um secretário que entenda de esporte, independente de partido". (GA)

ANIMAIS - Lourdes Sprenger (MDB) destacou o trabalho que vem sendo realizado pela empresa terceirizada pelo governo municipal, que atende às demandas encaminhadas à Unidade de Saúde Animal, e que, segundo ela, tem correspondido através da grande quantidade de exames clínicos, laboratoriais e de imagem e cirurgias. “São 17 médicos veterinários e auxiliares da empresa contratualizada, com 1250 atendimentos clínicos.” Ratificou que foi aberto edital para cadastramento de clínicas para descentralizar o atendimento do Hospital Veterinário, localizado na Lomba do Pinheiro. A vereadora salientou que destinou, através de emendas impositivas, R$ 1,2 milhão para atendimento aos animais, pela prefeitura. Destacou também o trabalho do Gabinete da Causa Animal nas ações fiscalizadoras e de atendimento às protetoras. (GS)

OPOSIÇÃO - Laura Sito (PT) disse que, “como vereadora de primeiro mandato, sob o governo Bolsonaro, e elegermos nesta cidade a primeira bancada negra, num governo que travamos duras lutas, seja pelo combate à fome, transporte público, em defesa dos servidores públicos municipais, políticas públicas para as minorias, tem sido batalha intensa nesta casa legislativa”. Lembrou que, no início da legislatura, com pluralidade política que representa para a cidade, “tivemos grande dificuldade de diálogo e, através de ação judicial, a oposição conquistou espaço na Mesa Diretora e na Comissão de Orçamento, e travamos a reafirmação da nossa agenda para a cidade, que cunhou 45% dos votos sob a liderança de Manuela D’Ávila” (então candidata à prefeitura da Capital na eleição de 2020). “E fizemos história, tendo a primeira mulher negra a integrar a Mesa Diretora e presidir uma sessão nesta Casa”, ressaltou. (GS)

INOVAÇÃO - Moisés Barboza (PSDB) enalteceu a importância da parceria entre Porto Alegre e o governo do Estado. “Assisti, com alegria, no Palácio Piratini, a prefeitura e o governo do estado trabalhando a questão da inovação tecnológica na abertura de empresas, que, segundo os técnicos, passarão a ter a praticidade de abrir seus negócios em poucos minutos”, destacou. Segundo o vereador, o governo da Capital tem investido e percebido a inovação tecnológica como solução de problemas no combate à falta de transparência e à burocracia. O vereador também ressaltou a iniciativa do projeto de controle de acesso a loteamentos, aprovado recentemente na Casa, e que, segundo ele, trará mais segurança aos moradores e atende lei federal sobre este tema. (GS)

Texto

Elisandra Borba (reg. prof. 15448)
Grazielle Araujo (reg. prof. 12855)
Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)