Lideranças

Sessão ordinária / Lideranças

movimentação de plenário, na vereador tribuna Marcio Bins Ely
movimentação de plenário, na vereador tribuna Marcio Bins Ely (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Na sessão plenária desta quarta-feira (01/02), da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadores e vereadoras falaram sobre os seguintes temas:

CUMPRIMENTO - Tiago Albrecht (NOVO) parabenizou o deputado federal Marcel Van Hattem (NOVO) pela reeleição. “Certamente, aqueles que estarão ao lado de Marcel estarão ao lado da democracia, da liberdade, da redução de impostos da máquina estatal e estarão ao lado daqueles que querem um Brasil mais próximo”, disse o vereador.

DESAFIOS - Karen Santos (PSOL) falou sobre os desafios para o ano de 2023, como a continuidade do debate à privatização das praças, das discussões do Plano Diretor e do projeto de concessão do DMAE. “São pautas muito importantes para que a população de Porto Alegre esteja conectada com os anseios apresentados por parte dos mandatos”, declarou. A vereadora ainda ressaltou a importância de escutar a população para o que deve ser prioridade no atual governo.

SUPLENTES - O vereador Márcio Bins Ely (PDT) abordou a importância do trabalho de todos os vereadores suplentes que tomaram posse na Câmara Municipal. “Eu já fui suplente na primeira eleição, eu era o quinto suplente, depois fui o terceiro suplente, mas eu não desisti e hoje estamos aqui”. Bins Ely também comentou sobre sua ausência na decisão proposta pela vereadora Reginete Bispo (PT), citando que sua bancada não havia entrado em um consenso sobre a decisão de voto. O parlamentar falou da comemoração dos 70 anos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, além de sua emenda impositiva orçamentária para o teste do pezinho.

OPOSIÇÃO - Aldacir Oliboni (PT) apontou falhas do governo, afirmando que, com o orçamento atual, não é capaz de construir um posto de saúde. Conforme o vereador, referente a habitação popular, existem 60 mil moradias em déficit em Porto Alegre. “Nosso governo em Porto Alegre entregava uma média de mil moradias ano. Quais foram as obras que o nosso atual governo implementou?”, questionou Oliboni. 

MINISTÉRIO - Jonas Reis (PT) discursou sobre o fracasso dos atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília. “Hoje, temos 105 gaúchos com tornozeleira, ou respondendo processo. Isso é uma vergonha para o Rio Grande do Sul”. O vereador também pautou o ministério criado pelo presidente Lula para a proteção e preservação dos povos originários.

GOVERNO - Pablo Melo (MDB) criticou as narrativas da oposição. “O porto-alegrense conhece o PT, tanto que o PT não se reelege na Capital há 20 anos”. O parlamentar pontuou que, neste último ano de governo, foi o que houve mais obras de asfaltamento, melhorias de recursos para a assistência social e trabalho nas redes de água, que é um problema histórico da cidade.

TIRANIA - Jessé Sangalli (Cidadania) afirmou que todo governo tirânico começa limitando o direito de legítima defesa da sua população. “E agora, novamente, nós estamos, a partir deste governo federal, limitando  o direito à legítima defesa sua e dos familiares da nossa população”. O parlamentar lembrou que, em 2003, o Estatuto do Desarmamento permitia que todo cidadão que alegasse efetiva necessidade pudesse comprar as ferramentas necessárias para defender sua vida. De acordo com Sangalli, de forma iliegal, o atual governo fez um decreto que restringe a compra de armas para defesa própria.

 

COMPROMISSO - Giovane Byl (PTB) salientou que a Câmara está entrando na segunda etapa desta legislatura, na metade do percurso do prefeito e da Casa Legislativa. De acordo com o vereador, compete ao cidadão fiscalizar e acompanhar o trabalho do Legislativo e do Executivo. “Eu acho que nós devemos ter bem em mente: a pauta nacional é muito importante, a pauta estadual é muito importante, mas a Casa Legislativa tem o compromisso de verear pelo cidadão de Porto Alegre”, destacou Byl.

Texto

Eduardo Burguez, Vinícius Goulart e Josué Garcia (Estagiários de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)