Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Projeto Wimbelemdon - Transformação Social divulga a sua iniciativa e resultados para os vereadores
Movimentação em Plenário nesta quarta-feira (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Nos discursos de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (08/11), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram sobre os seguintes temas:

LUZ - Adeli Sell (PT) trouxe um requerimento sobre um pedido de  abertura de comissão externa para verificar junto à Agergs o comportamento da CEEE Equatorial. De acordo com o vereador, a população tem sofrido com diversas quedas de luz e perdas de eletrodomésticos. “Chegou a hora de nós vereadores, juntos, tratarmos dessa questão”, disse. (J.S)

 

ESPORTE - Mari Pimentel (NOVO) apresentou um projeto social realizado no extremo sul da Capital, chamado de WimBelemDon, que busca, por meio do esporte, incentivar o crescimento educacional e humano. (J.S) 

 

CEITEC - Aldacir Oliboni (PT) disse que a Casa vive de notícias boas e ruins. De ontem para hoje, houve uma boa notícia. “Não mais a aniquilação da Ceitec mas a restituição”, destacou. De acordo com ele, são mais de R$ 110 milhões em investimento para a empresa estatal de chips e condutores. Ele também falou sobre a radicalização da política, que não permite que sejam debatidos projetos pertinentes à sociedade.

 

AJUDA - Claudio Janta (SD) fez um pedido aos colegas da Casa para que cada um possa destinar R$ 100 mil das suas emendas parlamentares para o Centro de Referência e Diagnóstico do Autismo de Porto Alegre. De acordo com Janta, a ajuda garante que as políticas para a população autista continuem sendo aplicadas na cidade. (J.S)

 

GÊNERO - Giovani Culau e Coletivo (PCdoB) destacou o projeto de lei que está na priorização de hoje, que fala em “assegurar aos pais e responsáveis o direito de vedar a participação de seus filhos ou tutelados em atividades pedagógicas de gênero realizadas em escolas públicas ou privadas”. Para o vereador, o PL é inconstitucional.

 

ENEM - Professor Alex Fraga (PSOL) comentou sobre as provas do Enem e afirmou ser uma prova boa e bem contextualizada. Repudiou ainda postagens de parlamentares gaúchos que criticaram ter questões ideológicas na prova. “Eram questões de interpretação de textos, que precisavam ser lidos e interpretados e identificado o processo social ali referido”, disse. (EB)

 

CEEE - Fernanda Barth (PL) registrou reclamações sobre os serviços da CEEE Equatorial, como demora de atendimento, negligência na volta da luz e descaso com clientes. “Há duas semanas, tive uma queda do fio neutro na rua, causando sobrecarga dentro de casa e vários aparelhos eletrônicos queimados. E demoraram mais de dois para investigar o acontecido”, relatou a vereadora. (VG)

Texto

Eduarda Burguez, Josué Garcia e Vinicius Goulart (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)