PLENÁRIO

Sessão ordinária / Lideranças

  • Vereador Idenir Cecchim na tribuna
    Vereador Idenir Cecchim na tribuna (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Jonas Reis na tribuna
    Vereador Jonas Reis na tribuna (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Nos discursos de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (14/06), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram sobre os seguintes temas:

 

DESPERDÍCIO - Roberto Robaina (PSOL) se debruçou sobre os problemas da educação, destacando as investigações  e reportagens feitas pelo grupo RBS, as quais, segundo ele, provam o desperdício de recursos públicos pela Secretaria de Educação. Para o parlamentar, o governo impediu que dois vereadores entrassem em um prédio público, onde havia 100 mil livros estocados e cerca de 3 mil chromebooks. "É evidente que há um desperdício enorme”, exclamou Robaina. (J.S)

 

DELITOS - Alexandre Bobadra (PL) falou sobre a violência municipal, que segundo ele, acontece por questão cultural, incentivada pelos partidos de esquerda. Usando o relato de assaltante que se machucou durante um roubo, do qual o ex-deputado federal Jean Wyllys comentou em sua conta do Twitter: "qual o problema de pequenos delitos?". Para Bobadra, a esquerda ultraradical estimula o crime. (J.S)

 

DENÚNCIA – Karen Santos (PSOL) disse que a terceirização dos serviços do município é um erro. De acordo com a vereadora, a empresa terceirizada de cozinha, SLT, não efetuou o pagamento das funcionárias. Karen afirmou que, no momento, haverá uma contratação direta, o que ajudará a regular e fiscalizar os pagamentos. A vereadora disse que a terceirização e a precarização, feitas pelo governo, devem ser denunciadas. (J.S)

 

MANDATO - Giovane Byl (PTB) prestou contas sobre seu mandato, além de destacar as ações feitas pelo seu gabinete. Ele disse que está sendo implantada uma rede de água para mais de 150 famílias da Cooperativa Continental, Morro Santana, na Vila Laranjeiras; fruto do trabalho conjunto entre lideranças da sociedade e seu gabinete. Ele também falou do recapeamento asfáltico da rua Wolfram Metzler, do Bairro Rubem Berta. (J.S)

 

CHROMEBOOKS - Fernanda Barth (Podemos) discursou sobre o caso dos chromebooks comprados pela Prefeitura para as escolas municipais. A vereadora usou a matéria de GZH para relatar que os chromebooks estão guardados e organizados em depósitos na Rua La Plata, e 83% deles foram distribuídos em 98 escolas da rede municipal. “Está nesse depósito material, que vai atender em turno integral quase 1.200 crianças”. (V.G)

 

FILME - Idenir Cecchin (MDB) concordou com a fala da vereadora Fernanda Barth (PODE) sobre  o caso de suposto desperdício de verbas da educação do município. O vereador fez uma analogia com o filme “Sherlock Holmes", referindo-se às investigações e busca da verdade. Ele também falou sobre a visita do presidente Lula à Espanha e Portugal, e afirmou: "à esquerda na Europa vai cair”.  (J.S)

DOAÇÃO - José Freitas (Republicanos) falou sobre a lei de sua autoria, que institui uma semana de doação de sangue. “Isso é para estimular a doação de sangue, porque segundo estatísticas do Ministério da Saúde, só 1,4% são doadores de sangue”. Além dessa lei, há outra de sua autoria que assegura inserção de mensagens em incentivo a doação de sangue em faturas e boletos, como conta de água e IPTU. (V.G)

SERVIÇOS - Biga Pereira (PCdoB) falou sobre a Capital e questionou como estão os serviços de transporte, coleta de lixo, saneamento e saúde. A vereadora ressaltou a questão da educação, que está na mídia diariamente, e que esta situação das compras de materiais revela um “caos” na gestão da Secretaria. (EB)

 

ATLETA - Cláudia Araújo (PSD) homenageou o atleta paralímpico Adenílson Santos Duarte, conhecido como Tubarão, que conquistou cinco medalhas no Campeonato Mundial Virtus Global Games 2023. “Ele se tornou um exemplo inspirador para pessoas com deficiência em todo o mundo, mostrando que é possível transformar desafios em oportunidades”, declarou. (EB)

 

SANGUE - Márcio Bins Ely (PDT) comentou sobre o Dia da Doação de Sangue e sobre seus projetos de lei que incentivam a doação. Dentre eles, o que assegura uma vaga em estacionamentos públicos ou privados situados em frente aos bancos de sangue, e o que isenta a taxa de inscrição em concursos públicos municipais para os doadores periódicos. (EB)

 

ADOTE - Comandante Nádia (PP) comentou sobre o lançamento do aplicativo Adote um Amanhã. Segundo a vereadora, este app une casas de abrigo que necessitam de doações e os doadores. “São mais de 800 crianças e adolescentes que terão seus sonhos realizados e suas casas muito mais mobiliadas”, afirmou. (EB)

 

EXPLICAÇÃO - Jonas Reis (PT) ressaltou o decreto que proíbe a secretária de Educação de fazer compras sem licitações. O vereador questionou a falta de verbas na coleta de lixo, e o conserto da caixa d’água da escola Villa Lobos. “Porto Alegre merece uma explicação, Melo, e não é ficar perseguindo uma história que não é verdadeira”, apontou. (EB)

Texto

Eduarda Burguez, Josué Garcia e Vinicius Goulart (Estagiários de jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)