PLENÁRIO

Sessão ordinária / Lideranças / Comunicações

  • Movimentação de plenário, na tribuna vereador Conselheiro Marcelo.
    Na tribuna, vereador Conselheiro Marcelo (PSDB) (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Movimentação de plenário, na tribuna vereador Jonas Reis
    Na tribuna, vereador Jonas Reis (PT) (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Nos discursos de Lideranças e Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (04/09), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram sobre os seguintes temas:

SORTE - Engenheiro Comassetto (PT) falou sobre “o que a grande imprensa anda dizendo: que o Lula é um cara de sorte”. Para o vereador, as melhorias que o país tem evidenciado não são fruto do acaso. “Não tem nada de sorte nisso, este é o projeto que foi apresentado pelo presidente Lula”, disse Comassetto. Ele também elogiou a atuação do ministro da Economia, Fernando Haddad, diante da pasta. (J.S)

EMPATIA - Cláudio Conceição (União) falou ter se surpreendido com uma boa ação de um agente da EPTC, que foi além de suas atribuições profissionais. Henrique Knabah, através de sua perícia, contribuiu para preservar a vida de um motoboy, que havia sofrido um acidente, até a chegada do SAMU. "A empatia faz a diferença, ela salva vidas", disse o parlamentar. (LZ)

ROBÓTICA - Alex Fraga (PSOL) levou até o plenário alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, para que eles distribuíssem panfletos com pedidos de ajuda financeira para poderem representar Porto Alegre em uma competição de robótica. A equipe de robótica conta com 25 alunos do 4° ao 9° ano, que trabalham em seis projetos nas áreas de sustentabilidade, acessibilidade e inclusão. (J.S)

ELEIÇÃO - Conselheiro Marcelo (PSDB) disse que o edital lançado, em março, sobre a eleição do Conselho Tutelar foi mal feito, em relação à forma da campanha. “Nós, vereadores, assessores, deputados, todos que detêm um cargo público, não poderão fazer campanha para nenhum candidato ao conselho tutelar”, ressaltou o vereador, criticando o formato da eleição. (VG)

PROCESSOS - Pablo Melo (MDB) falou que o processo judicial para não realizar o Acampamento Farroupilha foi totalmente ideológico. “Esses mesmos que judicializaram para não ocorrer o Acampamento Farroupilha na nossa cidade, são aqueles mesmos, da mesma vertente ideológica, que atacam os símbolos gaúchos”, disse o vereador. Pablo afirmou que isso é um ataque à cultura gaúcha. (VG)

ALAGAMENTOS - Karen Santos (PSOL) comentou sobre o alagamento no Parque Farroupilha em que os piquetes se encontram embaixo d’água. Segundo a vereadora, esta não é a primeira empresa que vem descumprindo o que está previsto em contrato. “A cidade vem se desenvolvendo numa lógica de precarizar cada vez mais os espaços públicos e desprestigiar a população pobre e periférica”, afirmou. (EB)

TRAGÉDIA
- Tiago Albrecht (NOVO) afirmou que o governo Lula é uma tragédia, justamente nos municípios que ficam sem dinheiro para combater alagamentos, por exemplo. Segundo o vereador, os municípios que tiveram vantagem de votos em Lula estão em greve. “O governo de Lula vilipendia o pagador de impostos, a primeira-dama e o Lula esbanjando no exterior e nós aqui com as pessoas tentando se virar para sobreviver”, criticou. (EB)

 

ALAGAMENTO - Jonas Reis (PT) comentou sobre o alagamento do Parque Farroupilha e relatou a falta de soluções para a situação do parque. “Quero saber se o Melo tá providenciando os botes, para fazer essa integração”, questionou. O vereador argumentou que a culpa dos alagamentos foram as reformas no Parque Farroupilha, tirando as árvores e o verde do local. (VG)


CHILE
- Pedro Ruas (PSOL) falou sobre os 53 anos da eleição de Salvador Allende no Chile. O vereador ressaltou que o Chile acolheu centenas de brasileiros entre 1970 e 1973, na ditadura militar, e deve esse agradecimento ao povo chileno. “Nós que temos o compromisso com a liberdade, democracia e com a dignidade temos a obrigação de fazer esse registro, um pleito de gratidão”, destacou.  (EB)

 

FARROUPILHA - Comandante Nádia (PP) admitiu que houve problemas no Acampamento Farroupilha, mas que isso é normal quando há uma obra sobre algum terreno. “Mas o que não falam é que já foi encontrada uma solução para o caso. A solução não interessa, o que interessa é dizer que tá alagado e que a concessão está errada”, afirmou. Segundo Nádia, apenas duas ruas do acampamento estavam alagadas, e que alguns vereadores querem ganhar visibilidade em cima de um problema já resolvido. (J.S)

 

CHILE - Idenir Cecchim (MDB) discursou sobre o novo presidente do Chile, que mesmo sendo de esquerda, está se mantendo coerente nas suas decisões, principalmente ao se manter contra a Venezuela, mesmo sendo de esquerda, demonstrando que respeita os direitos humanos. “Eu espero que todos nós possamos fazer isso, reconhecer as virtudes tanto de um lado, quanto do outro”, apontou. (VG)


SOLIDARIEDADE
- Biga Pereira (PCdoB) disse que entrou com uma moção de solidariedade à deputada estadual Bruna Rodrigues (PCdoB), por ter sido condenada por crime de vias de fato, imputado pelo ex-vereador Alexandre Bobadra (PL), quando a deputada ainda era vereadora na Câmara Municipal. Segundo a vereadora, Bobadra alegou ter sido vítima de agressão pela então vereadora. “O fato é que a Bruna foi vítima, e agora vira a condenada”, ressaltou. (J.S)

 

PROBLEMAS - Pablo Melo (MDB) ressaltou que muitos dos problemas que existem na cidade são também de governos anteriores ao atual. Segundo o vereador, houve problemas sim com duas ruas no Parque Harmonia, porém muitos destes problemas ocorreram pela pausa das obras no parque. (EB)

PDT - Márcio Bins Ely (PDT) parabenizou Romildo Bolzan por ser reeleito e presidir o PDT no Rio Grande do Sul. O vereador falou sobre a criação de duas secretarias, uma para os vereadores e outra para os prefeitos do PDT. “Somos mais de 700 vereadores no Estado do Rio Grande do Sul e agora temos esse desafio em nome da família trabalhista”, disse. (VG)

Texto

Eduarda Burguez, Josué Garcia, Lucas Zanella e Vinícius Goulart (estagiários de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)