Lideranças

Sessão ordinária / Lideranças e Grande Expediente

Vereadora Laura Sito
Vereadora Laura Sito (Foto: Cristina Beck/CMPA)

Na sessão plenária desta quarta-feira (28/09), da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadores falaram em tempo de Lideranças sobre os seguintes temas:

 

GRATUIDADE - Aldacir Oliboni (PT) lembrou da lei votada na Câmara, que tratava da redução das isenções e das gratuidades dos ônibus de Porto Alegre. Ele destacou a data das eleições, que entraram no pacote de cortes. De acordo com o parlamentar, há um clamor das pessoas que moram nas periferias para que o transporte público continue gratuito nas datas. “E pela decisão da Câmara, a base do governo não aceitou nossas emendas, as emendas que mantinham datas importantes. Como foi a questão de manter a gratuitidade no dia das eleições”.

 

APOIO - Roberto Robaina (PSOL) manifestou apoio à abordagem feita pelo vereador Oliboni (PT), sobre o fim da gratuidade do passe livre no dia da eleição. Robaina destacou que o projeto de lei que trata sobre o corte da gratuidade foi votado na Câmara, e não ocorreu na forma de um veto. Mas a derrota da oposição não lhes tira a responsabilidade de buscar uma solução. 

 

PASSE - Laura Sito (PT) comentou sobre a isenção do passe livre no dia das eleições em Porto Alegre e que extinguir a gratuidade é um equívoco, apontado pela oposição com a emenda número 3; que foi rejeitada por 19 vereadores. Laura considerou uma ameaça ao direito ao voto, e questionou o quanto vale o voto do pobre em Porto Alegre. “É um crime, é um absurdo, nós não podemos compactuar com isso e o prefeito não pode achar subterfúgios pra transferir suas responsabilidades para a Câmara de Vereadores. Nós acreditamos que o voto de todo mundo vale, nós vivemos numa democracia”.

Texto

Eduarda Burguez/ Josué Garcia (estagiários de jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)