Plenário

Loja maçônica fundada em 1958 receberá troféu Câmara Municipal

Vereador Mauro Zacher na tribuna
Vereador Mauro Zacher (PDT), autor da proposta (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de resolução nº 018/18, de autoria do vereador Mauro Zacher (PDT), que concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à Loja Maçônica Concordia et Humanitas – nº 56 – fundada em 24 de junho de 1958.

Segundo o vereador, o objetivo da Loja era resgatar a tradição do Rito Schröder, "adormecida" no Rio Grande do Sul durante a Segunda Guerra Mundial, já que os imigrantes alemães, italianos e japoneses foram proibidos de realizar e participar de reuniões de qualquer natureza, inclusive reuniões maçônicas. Em 27 de junho de 2001, mês do seu 43º aniversário, lançou a primeira versão do seu site, tornando-se uma das primeiras lojas maçônicas brasileiras a ter uma página na internet, e também a utilizar uma lista de e-mails para comunicação ágil entre os seus membros.

“Nesses 60 anos de atividades, a Loja Maçônica Concordia et Humanitas ajudou a fundar inúmeras lojas do rito e, por meio de suas ‘descendentes’, outras tantas em todo o Brasil, destacando-se, a partir de 2004, as suas mais jovens afilhadas: Martin Luther nº 198 (Canoas); Edelweiss nº 214 (Nova Petrópolis), e Kurt Max Hauser nº 244 (Osório), lojas que segue apoiando.

Desde a sua fundação, a Loja Maçônica Concordia et Humanitas forneceu à jurisdição um grão-mestre, Kurt Max Hauser, seu fundador, membro benemérito e ex-mestre em cinco administrações, vários grandes oficiais, presidentes e membros de grandes comissões, veneráveis mestres da Loja de Instrução e Restauração do Rito Schröder, diretor e membros do Colégio de Estudos do Rito Schröder Ir. Gouveia, e diversos integrantes eleitos dos Grandes Conselhos, sempre procurando praticar e difundir os ideais da maçonaria em geral e do Rito Schröder em particular”, escreve Mauro Zacher sobre a importância do projeto.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)