Mesa Diretora

Lourdes Sprenger assume presidência interina da Câmara

Movimentação de plenário. Na foto, vereadora Lourdes Sprenger.
Vereadora Lourdes é a segunda vice-presidente da Câmara (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

A vereadora Lourdes Sprenger (MDB) assumiu interinamente, nesta quarta-feira (15/1), a presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre. A parlamentar estará à frente do poder Legislativo da capital gaúcha por dois dias, até a quinta-feira (16/1). Ela, que é a segunda vice-presidente da Casa, substitui o titular do cargo, vereador Reginaldo Pujol (DEM), que viaja a Brasília para participar de audiências em ministérios, entre elas a do prefeito Nelson Marchezan Jr (PSDB) e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM). O vereador Paulo Brum (PTB), primeiro vice-presidente, não assume por estar em licença saúde.

Lourdes Sprenger é a segunda vice-presidente da Mesa Diretora empossada no dia 2 de janeiro passado. Natural de Gravataí (RS), contadora e auditora por profissão, a vereadora fez carreira na estatal CEEE. Atuou em entidades classistas da área contábil e de auditoria e associações comunitárias da Zona Sul de Porto Alegre, mas é na defesa da causa animal, na qual milita há mais de 20 anos, que encontrou a sua maior bandeira parlamentar.

Como ativista, trabalhou em prol da aprovação da Lei de Criação do Programa de Políticas Públicas para Animais Domésticos, em 2005 e o fim do extermínio de animais. Também coordenou o movimento para aprovação da Lei da Retirada das Carroças, aprovada em 2008. Chefiou a Coordenadoria de Políticas Públicas para Animais Domésticos – Comppad (2010/2011) – primeiro setor municipal de gestão para animais domésticos.

Em 2010 formulou o projeto para a Lei de Criação da extinta Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) e assumiu a chefia de gabinete do órgão em 2011. Foi presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) em 2016 e 2019. Foi presidente, ainda, da Escola do Legislativo Julieta Batistiolli e também integrou as comissões de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor); Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh). 

Lourdes preside duas Frentes Parlamentares: “Porto Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “Porto Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”; e em 2019 foi procuradora-adjunta da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara. Também integra a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades na atual gestão da Prefeitura de Porto Alegre.

Texto

Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)