SESSÃO SOLENE

Luis Suárez é Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre a Luis Alberto Suárez Diaz, o Suárez, jogador do Grêmio, proposta pelo vereador Airto Ferronato.
    A solenidade aconteceu no Plenário Otávio Rocha e foi proposta pelo vereador Airto Ferronato (PSB) (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre a Luis Alberto Suárez Diaz, o Suárez, jogador do Grêmio, proposta pelo vereador Airto Ferronato.
    Homenagem contou com a presença de vereadores, autoridades, torcedores e da imprensa (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu título de Cidadão de Porto Alegre ao jogador de futebol Luis Suárez, em Sessão Solene realizada na tarde desta terça-feira (28/11). A solenidade aconteceu no Plenário Otávio Rocha e foi presidida pelo chefe do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB). A homenagem foi proposta pelo vereador Airto Ferronato (PSB) e contou com a presença de vereadores, autoridades, torcedores, e da imprensa.

Sossmeier destacou o reconhecimento mundial do talento do jogador. "Súarez é considerado um dos melhores jogadores do mundo, e um dos melhores centroavantes que já atuaram em campo. Além do talento inquestionável para o futebol, Súarez é conhecido e reconhecido por sua humildade, comprometimento, simplicidade e zelo pela família", afirmou.

O proponente ressaltou que o jogador aumentou a presença de pessoas nos estádios de futebol, e em pouco tempo levou o nome da Capital para o cenário mundial. Segundo Ferronato, Suárez está entre os melhores jogadores do mundo e entre os quatro maiores goleadores do futebol. "Temos a certeza de que Porto Alegre está abrilhantada com a tua presença", disse. O vereador agradeceu ainda a oportunidade de poder entregar o título ao jogador, em nome de todos os porto-alegrenses. "O futebol gaúcho, o futebol brasileiro e o futebol uruguaio precisam de você aqui", destacou. 

Suárez agradeceu a homenagem na Câmara, o local onde são tomadas decisões importantes para a cidade. Disse estar honrado da cidade que adotou a ele e toda sua família, desde a chegada no aeroporto, e foi muito lindo o que viveu no seu primeiro dia. Assim que chegou, teve a certeza que tinha feito a escolha certa de vir para o Grêmio. Segundo Suárez, ele tenta ser uma pessoa como qualquer outra, um pai de família e marido que atende a sua esposa. Agradeceu o carinho do povo porto-alegrense, não somente aos torcedores do Grêmio que dão valor ao seu trabalho dentro de campo, mas também aos torcedores do Internacional por todo o carinho recebido.

Histórico

Nascido em 24 de janeiro de 1987, em Salto, no Uruguai, Luis Alberto Suárez é um multicampeão do futebol, que atualmente joga no Grêmio. Aos 36 anos de idade, o jogador uruguaio é considerado um dos grandes camisas 9 de sua geração, com passagens importantes por equipes como o Ajax, Liverpool, e principalmente o Barcelona, onde integrou o lendário trio “MSN”, ao lado de Lionel Messi e Neymar. Contratado pelo Grêmio para as temporadas de 2023 e 2024, destacou-se por sua atuação em campo – sempre com dedicação e comprometimento – e fora dele, por sua simplicidade e gentileza com todos. Casado com Sofia Balbi e pai de Delfina, Benjamin e Lautaro, é admirado por preferir programas familiares a badalações e ostentação, sendo um exemplo para a nova geração.

Entre seus títulos profissionais, destacam-se um Campeonato Uruguaio com o Nacional, dois Campeonatos Espanhóis, uma Copa América e a honraria de terceiro melhor jogador do planeta em 2016 (pela revista The Guardian). Muitas vezes considerado um dos melhores jogadores do mundo e também um dos melhores centroavantes da história, Suárez ganhou 19 títulos em sua carreira, incluindo sete títulos nacionais, uma Liga dos Campeões e uma Copa América com o Uruguai. Ganhou por duas vezes a Chuteira de Ouro, foi artilheiro do Campeonato Holandês e do Campeonato Inglês. Já marcou mais de 470 gols em sua carreira pelos clubes e pela Seleção e é o terceiro maior artilheiro da história do Barcelona.

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)