HOMENAGEM

Luiz Carlos Camargo recebe título de Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga do título de Cidadão de Porto Alegre a Luiz Carlos Camargo.
Camargo exibe o título de Cidadão concedido a ele na tarde desta terça (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene nesta terça-feira (9/11) para outorga do título de Cidadão de Porto Alegre a Luiz Carlos Camargo. A homenagem foi proposta pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB), que destacou a dedicação do novo Cidadão ao empreendedorismo, à revitalização do 4º Distrito e às causas sociais. O parlamentar destacou a liderança de Luiz Carlos Camargo para a reforma da casa de bombas nº 5, o que só foi possível graças a sua articulação junto a outros empresários e que resultou na diminuição dos alamentos na região dos bairros Humaitá e Farrapos. 

Ao agradecer a homenagem, Camargo disse que há 49 anos recebeu um dos maiores desafios de sua vida, que foi se mudar para Porto Alegre para iniciar do zero uma filial do Grupo Galeazi. As dificuldades na implantação da filial envolviam comunicação deficiente, recursos tecnológicos restritos e "um certo preconceito" da classe empresarial com empresas de fora do estado. "Mas não desisti e os resultados foram aparecendo", afirmou, acrescentando que a experiência adquirida e as amizades criadas fazem com que se sinta recompensado. O empresário ainda destacou que a homenagem, aprovada por unanimidade na Câmara, o faz ver que a trajetória valeu a pena. "Sou grato a essa maravilhosa cidade de Porto Alegre, que amo", afirmou.

História

Natural de São Paulo, o administrador de empresas Luiz Carlos Camargo mudou-se para Porto Alegre em 1979, aos 23 anos de idade, com o desafio de instalar uma filial do Grupo Galeazi, líder na comercialização e distribuição de metais não ferrosos e aço inoxidável no sudeste do Brasil, para atender ao Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em pouco tempo, a filial se consolidou, virou líder do segmento no sul do País e foi uma das primeiras empresas a aderir ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), tendo conquistado dois troféus, em 1998 e 2001. Localizada na região do 4º Distrito de Porto Alegre, a Galeazi Metais Sul sempre aderiu às campanhas do agasalho e à doação de materiais escolares destinados a entidades da região.

Por mais de 15 anos, Camargo esteve na diretoria da Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS). Atualmente, é membro do conselho superior da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) e presidente da Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes (AEHN). Também é voluntário em questões sociais, bem como foi vice-presidente do Rotary Clube de Porto Alegre Glória-Teresópolis.

Presenças

O secretário adjunto de Governança e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, afirmou que o homenageado "abriu as portas da Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes para a sociedade, principalmente para quem mais precisa". Marcantônio agradeceu, em nome do Executivo, a visão social e a coragem empreendedora do empresário, que "conseguiu conciliar o desenvolvimento econômico com o olhar social".

A sessão solene foi presidida por Felipe Camozzato (NOVO) e prestigiada pela vereadora Fernanda Barth (PRTB) e pelo vereador Alexandre Bobadra (PSL). Também acompanharam o evento a esposa do homenageado, Estela Camargo, filhos, colaboradores e representantes de entidades empresariais, além do secretário municipal da Segurança, coronel Mário Ikeda, e do adjunto, Gelson Guarda.

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)