Plenário

Mães são homenageadas pela Câmara Municipal

Cerimônia ocorre todos os anos em agradecimento às mulheres que se dedicam a educar e formar novos cidadãos

  • Período de Comunicações em Homenagem ao Dia das Mães.
    Dib (centro) foi o idealizador da homenagem na Câmara (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Período de Comunicações em Homenagem ao Dia das Mães. Na foto Bernadete Maria Franco Cunha, Presidente da ACM-RS
    Bernardete, da ACM, falou sobre a origem da data (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

“O amor materno tem poder de revolução”, afirmou a vereadora Mônica Leal (PP), que, representando os vereadores da Casa, manifestou-se na sessão desta segunda-feira (8/5) da Câmara Municipal de Porto Alegre durante o período de Comunicações Temáticas em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (14/5). Foram convidados para participar do momento a presidente da Associação Cristã de Moços (ACM-RS),  Bernadete Maria Franco Cunha, e o secretário-geral da instituição, José Ricardo Calza Caporal. 

Mônica Leal afirmou que este dia é muito mais do que uma data comemorativa, é uma oportunidade para perceber o real significado das pessoas que estão sendo homenageadas. “Guerreiras em potencial com múltiplas qualidades e inúmeras tarefas, que não se cansam, mesmo se doando o tempo todo.” É assim que Mônica descreve as mulheres, que se dividem entre a maternidade e a carreira profissional, entre a educação dos filhos e o sustento da casa. “Quando elas erram, é por excesso”, explicou.

A vereadora falou sobre as dificuldades de ter que capacitar um ser humano para a vida e prepará-lo para um mundo que sofre com a insegurança. “Nós queremos que os nossos filhos tenham o direito de ir e vir com segurança nas ruas de Porto Alegre”. Ela relatou o orgulho de sentir que sua missão está cumprida porque os “filhos estão criados”. “Minha mãe é meu porto seguro, meus filhos meu melhor projeto de vida e meus netos, minha alegria”, salientou emocionada. “Amor de mãe é o maior amor do mundo, é permanente, incondicional e não pode ser descrito, apenas sentido", completou.

A presidente da ACM-RS, Bernadete Maria Franco Cunha, contou que a instituição foi pioneira na introdução da comemoração do Dia das Mães no Brasil, em 1901. “Consideramos esse momento uma oportunidade de olhar de uma forma mais profunda a quem nos deu a vida e nos acompanha em todos os momentos”, afirmou a mandatária da ACM. Ela ainda falou aos vereadores sobre a trajetória da entidade, que comemora aniversário em junho. “A ACM está inserida em 119 países, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento das pessoas nos aspectos moral, espiritual, físico e social”, destacou.

A homenagem aos Dia das Mães ocorre todos os anos na Câmara Municipal, na semana que antecede a data, e foi implementada pelo ex-vereador João Antônio Dib, que também acompanhou a cerimônia.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)