Marcelo Bernardi recebe Diretoria de Acessibilidade de Porto Alegre para demandas de inclusão
Vereador propõe projeto de lei no Legislativo que institui o Selo Empresa com Estacionamento Inclusivo

O vereador Marcelo Bernardi (PSDB) recebeu o presidente da União de Cegos do Rio Grande do Sul, Adilso Corlasoli, o diretor de Acessibilidade e Inclusão Social da Prefeitura, William Tempel, e o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Henrique Ferreira, para discutir melhorias no projeto de lei que institui, em Porto Alegre, o "Selo Empresa com Estacionamento Inclusivo".
Pela proposta, o selo será concedido pelo município às empresas que adotarem práticas exemplares de inclusão social e respeito aos direitos das pessoas com deficiência e idosos, com ênfase na correta utilização e fiscalização das vagas de estacionamento destinadas a esses públicos.
O encontro teve como objetivo permitir ao parlamentar realizar ajustes na proposta, alinhando-a às necessidades das pessoas com deficiência.
O "Selo Empresa com Estacionamento Inclusivo" será concedido às empresas que atenderem aos seguintes requisitos: correta sinalização e destinação de vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência em áreas privadas de uso coletivo; solicitação formal à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para fiscalização; disponibilização de canais acessíveis para denúncias e resolução de conflitos relacionados ao uso indevido das vagas, conforme orientações da EPTC; além da promoção de ações de conscientização e educação sobre a importância da inclusão e do respeito aos direitos das pessoas com deficiência e idosos entre funcionários e clientes.
"Ao reconhecermos as empresas comprometidas com a inclusão e a acessibilidade, contribuímos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Isso também incentiva a adoção dessas práticas em todos os setores", avalia.