Sessão Solene

Marilice Carrer recebe título de Cidadã de Porto Alegre

  • Outorga do título de Cidadã de Porto Alegre a Marilice Carrer. Na foto, com o vereador Alvoni Medina, proponente
    Vereador Alvoni Medina (Republicanos) e Marilice Carrer (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Outorga do título de Cidadã de Porto Alegre a Marilice Carrer.
    Mulheres do grupo Divas da Alegria prestigiaram a homenagem (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene nesta terça-feira (7/12) para outorga do título de Cidadã de Porto Alegre a Marilice Carrer. A homenagem foi proposta pelo vereador Alvoni Medina (Republicanos), que destacou a dedicação da homenageada ao trabalho de melhoria da autoestima de mulheres da terceira idade.

O vereador ressaltou a importância do trabalho realizado por Marilice Carrer. “Que sendo mãe, modelo e fundadora de um grupo de mulheres que é conhecido nacionalmente vem ganhando espaço na sociedade”.  Alvoni ressaltou ainda que “muitas vezes as pessoas olham para pessoas com 60 anos ou mais e acham que elas não podem contribuir com a sociedade e, pelo contrário, elas têm muita garra e energia para transmitir”.

Divas da Alegria

Natural de Garibladi, Marilice veio para a Capital, onde estudou e se profissionalizou. Formou-se em Administração de Empresas e cursou pós-graduação em Gestão de Processos e Pessoas. Em decorrência das privatizações, foi desligada das atividades de executiva, aposentando-se. Em novos desafios, fez curso de modelo e manequim. Foi contratada para desfilar e fez catálogos de moda da maturidade. Também dedica parte do seu tempo como rotaryana, bem como realiza ações voluntárias com entidades que atendem pessoas idosas e crianças carentes.

Há cinco anos, lançou e coordena o grupo Divas da Alegria, que tem como objetivo principal elevar a autoestima de senhoras acima dos 60, 70, 80 ou 90 anos de idade, que, em geral, chegam ao grupo com problemas de saúde, tais como solidão e depressão, algumas em decorrência de câncer de mama. O projeto realiza oficinas, como palestras, curso de manequim e modelo, dicas de melhor vestir, melhorar postura e etiqueta, inclusive, preparação e encaminhamento para o mercado de trabalho, visto que a maturidade é uma faixa etária muito procurada pelo mercado publicitário.

O grupo realiza muitas atividades solidárias em hospitais, asilos, centros de recuperação, associações, chás beneficentes, campanhas de arrecadação, desfiles e brechós beneficentes, sempre visando à união e ao bem-estar do grupo e ajudando a quem muito precisa da nossa boa energia, alegria e amor.

Homenageada

Ao agradecer a homenagem, Marilice destacou que o vereador proponente, que é responsável por diversas frentes parlamentares em defesa da inclusão pessoas idosas e com deficiência, realiza um trabalho muito especial junto à sociedade. “Receber um reconhecimento como esse sendo uma cidadã da capital é muito gratificante. Parabenizo o vereador Alvoni pela sensibilidade de abraçar a nossa causa com essas mulheres que são guerreiras e que enfrentam tantas lutas diárias”.

A nova Cidadã gradeceu também aos vereadores e à Câmara Municipal e também ao grupo Divas da Alegria, que realizou inúmeras atividades, inclusive durante a pandemia. “É muito bonito quando vemos nossas mulheres levando alegria, saúde e qualidade de vida em um trabalho que ultrapassa fronteiras. A pandemia foi um momento de superação, de amar de forma incondicional. Arrecadamos 4.200 itens entre alimentos, roupas e utensílios domésticos e conseguimos entregar para quem realmente precisava”, informou a fundadora. Conforme Marilice, a solidariedade durante a pandemia foi o que mais as uniu. “De todas as nossas integrantes, nenhuma adoeceu durante a pandemia. Foi o amor que invadiu a todos por fazer o bem a outras pessoas. Essa homenagem não é só para mim e sim para todas que caminham comigo nessa jornada de doação”, finalizou.

Na sessão foi exibido um vídeo feito por sua família que lembrou de sua dedicação através dos projetos sociais que realiza.  E também com a presença do coral Cantar e Encantar, que trouxe uma singela homenagem através das vozes de seus integrantes.

Também estiveram presentes a vereadora Lourdes Sprenger (MDB), a representante da Associação Nacional de Gerontologia do Rio Grande do Sul, Zhelide Quevedo Hunter, familiares da homenageada e integrantes do Grupo Divas da Alegria.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof.14806)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)