SESSÃO SOLENE

Mathias Elter recebe título de Cidadão de Porto Alegre

  • Outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao senhor Mathias Elter
    Solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao senhor Mathias Elter
    Mathias Elter (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal realizou uma sessão solene nesta quinta-feira (16/11) para entregar o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Mathias Elter. O proponente da homenagem foi o vereador Aldacir Oliboni (PT). A solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha e foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Hamilton Sossmeier (PTB).

"É uma honra presidir esta sessão em que concedemos o título de Cidadão Emérito a Mathias Elter", afirmou o presidente da Câmara. Sossmeier destacou a trajetória profissional do homenageado e as atividades solidárias por ele realizadas.

Oliboni afirmou que Elter “herdou o espírito empreendedor do seu pai”, o qual fundou as empresas IMS e TMSA – Tecnologia em Movimentação, que é a “maior metalúrgica de Porto Alegre e reúne hoje cerca de 600 trabalhadores”, ressaltou. Ele elogiou o homenageado por seu “espírito de ação, de responsabilidade social e solidariedade aos que mais precisam” e afirmou que o título de Cidadão “é um reconhecimento por sua contribuição ao desenvolvimento econômico e social” da Capital. A homenagem “é o maior reconhecimento que Porto Alegre pode oferecer a alguém que nasceu nesta cidade”, destacou o vereador.

“Confesso que não ambicionava, não imaginava e tinha dúvidas sobre se o conjunto de minhas ações em prol de Porto Alegre seria suficiente para justificar” a concessão do título, afirmou Elter. “Após, compreendi que a premiação também homenageia a trajetória empreendedora” de sua família e a contribuição das empresas para a sociedade, disse. Ele destacou o impacto econômico e social da TMSA e da IMS e as ações de responsabilidade social externa junto às comunidades onde estão localizadas as empresas. “A indústria gera muito mais empregos que o setor primário e paga remunerações maiores que o setor terciário. Em outras palavras, gera mais renda aqui, para brasileiros”, ressaltou.

O homenageado criticou o que chamou de “custo Brasil” e defendeu “menos polarização, menos demagogia e menos imediatismo nas políticas públicas”, com a criação de “consensos possíveis” entre pessoas com diferentes visões. “Nossa responsabilidade aumenta quando nos damos conta do que ainda está por ser feito em Porto Alegre, como, por exemplo, no saneamento básico”, destacou. Ele defendeu a importância da “indústria que não polui, que cumpre com suas obrigações sociais e fiscais, gerando emprego e renda” e pediu que o municipío priorize a “atração e retenção de empresas de base tecnológica”, em prol da neoindustrialização da Capital. Mathias concluiu sua fala ressaltando a importância do trabalho da Associação Comunitária Participativa (Acompar), que atende mais de 800 crianças e adolescentes por mês – impactando cerca de 4 mil porto-alegrenses, destacou.

Histórico

Mathias Elter nasceu em 1963 em Porto Alegre e é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 1996, é diretor superintendente da TMSA – Tecnologia em Movimentação, empresa fundada por seu pai que fica localizada no bairro Sarandi, na Zona Norte. Já exerceu diversos cargos em associações empresariais como a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas (Sindimaq) e Federação das Indústrias do Estado do RS (FIERGS). Presta trabalho social em parceria com a Associação Comunitária Participativa (Acompar), no bairro Rubem Berta, tendo cedido parte da área da empresa para a associação. Na pandemia de covid-19, fabricou protetores faciais, assessorou o governo do estado e doou máscaras, respiradores e cestas básicas.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)