Sessão Solene

Maurício Erthal recebe o Troféu Câmara Municipal

  • Sessão Solene de outorga do Troféu Câmara Municipal ao Sr. Maurício Coloniezzi Erthal, proposta pelo vereador Cassiá Carpes.
    A distinção, proposta pelo vereador Cassiá Carpes (PP), foi entregue em cerimônia no Plenário Otávio Rocha (Foto: Júlia Urias/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Troféu Câmara Municipal ao Sr. Maurício Coloniezzi Erthal, proposta pelo vereador Cassiá Carpes. Na tribuna, o homenageado.
    Maurício Erthal agradeceu seus familiares e colegas de trabalho, e falou sobre a importância da educação (Foto: Júlia Urias/CMPA)

Foi concedido nesta quinta-feira (19/09) o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre a Maurício Coloniezzi Erthal. A distinção, proposta pelo vereador Cassiá Carpes (PP), foi entregue em Sessão Solene, no Plenário Otávio Rocha.

O proponente salientou como conheceu o homenageado e destacou o trabalho exercido por Erthal durante as cheias que atingiram a Capital. “Ele, como voluntário, foi comandante de uma grande jornada lá no Morro São Caetano, na sede social da Apamecor. Essa jornada extraordinária que o Colégio Rosário realizou, comandada pelo nosso homenageado, nos gratificou e nos identificou muito. Se não fossem os voluntários de Porto Alegre, homens, mulheres e jovens que participaram, cada um de uma forma com uma solidariedade muito grande”, frisou.

O vereador relembrou a jornada de Erthal na educação, em especial em Porto Alegre. “Há 24 anos, atua na área de gestão em escolas privadas no Rio Grande do Sul, acumulou experiência na gestão de pessoas, na área estratégica e financeira, atuando em instituições de pequeno, médio e grande porte. Em Porto Alegre, desde 2007, atuou na fundação do Colégio Marista Ipanema, na zona sul da Capital, como vice-diretor e tesoureiro”, contextualizou. Por fim, ressaltou a importância da sua trajetória como fonte de inspiração para todos, principalmente para os alunos da instituição. “Tu és um exemplo principalmente para essa garotada, o colégio tem mais de 5 mil alunos e tenho certeza de que, com os outros gestores, é um exemplo para nós de Porto Alegre”, concluiu.

O homenageado agradeceu seus familiares e colegas de trabalho que de alguma forma impactaram na sua vida pessoal e profissional, bem como ressaltou a importância do esforço coletivo nessa trajetória. “Acredito num trabalho cooperativo, conjunto, o qual não é possível compor em carreira solo, é sempre mais rico e corremos menos riscos quando trabalhamos juntos”, afirmou. Além disso, dedicou a homenagem aos educadores e ressaltou como a educação pode transformar vidas. “É dedicada à educação, é júbilo entregue a todos os que acreditam que pela educação transformamos caminhos, que a boa nova se faz presente a cada novo dia. Desde o início, compreendi que o que recebi nesta tarde é fruto do esforço coletivo, por isso, digo a todos que nesta homenagem à mente e coração de muitos outros nomes e sobrenomes, porque preciso que todos aqui se sintam contemplados nesse momento”, apontou.

Em conclusão, relembrou os momentos difíceis enfrentados no Rio Grande do Sul após as enchentes e destacou o trabalho conjunto dos voluntários nesse período. “As vulnerabilidades sentidas em decorrência da crise climática nos deu a certeza de quanto ainda devemos caminhar enquanto humanidade, seja pelo cuidado com a casa comum, com o cuidado com o semelhante, pela valoração da solidariedade que não possui cargo, partido, hierarquia, nome ou sobrenome, tudo isso nos deu uma certeza, de que saímos diferentes de como entramos, saímos melhores e com a certeza de que há muito o que fazer ainda”, finalizou.

História

Desde a infância e ainda como estudante da educação básica, Maurício Erthal atuou em diferentes atividades de liderança, tais como representação estudantil, grupos de jovens, teatro e voluntariado. Durante a trajetória acadêmica, acumulou experiência no ambiente educacional, passando a integrar o time de gestão do extinto Colégio Marista São Francisco, em Vacaria, ocupando cumulativamente os cargos de vice-diretor e tesoureiro.

Bacharel em Direito, há 24 anos atua na área de gestão em escolas privadas no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, desde o ano de 2007, participou da fundação do Colégio Marista Ipanema, na zona sul da Capital. Atualmente, é vice-diretor administrativo do Colégio Marista Rosário.

Texto

Laura Paim (estagiária de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)