PRESIDÊNCIA

Mauro Pinheiro participa da assinatura de desestatização da Carris

Presidente Mauro Pinheiro, vereadora Cláudia Araújo e vereador Idenir Cecchim participam do ato de assinatura dos contratos de compra e venda da Carris e de concessão das linhas operadas pela companhia
Presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Pinheiro (PL), participou da assinatura do contrato de compra e venda da Carris (Foto: Paulo Ronaldo Costa/CMPA)

Na manhã desta terça-feira (23), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Pinheiro (PL), participou do ato de assinatura do contrato de desestatização da Companhia Carris Porto-Alegrense. O contrato de compra e venda foi assinado pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e a Empresa de Transporte Coletivo Viamão, que será a nova gestora das 30 linhas de ônibus da Carris. 

Na ocasião, Melo relembrou o processo de leilão da Carris, vencido pela empresa de Viamão, em outubro de 2023. “Cumpriu-se uma etapa de três anos para chegarmos nessa decisão final da transferência da Carris, já que a privatização não é um processo fácil. Então, cumpriu-se várias etapas desse ritual e chegamos agora a este resultado”, apontou o titular do Executivo.

Para Pinheiro, esta decisão é positiva e trará benefícios para a população porto-alegrense. “Nós acreditamos que com a privatização e que agora o setor seja devolvido essa parte pública ao privado, 100% privado, nós teremos condições de ter um atendimento melhor à cidade e ao público que usa”, afirmou o presidente do Legislativo.

Mesmo com a privatização, a Carris continuará sendo fiscalizada e regulada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Também participaram do ato de assinatura os vereadores Idenir Cecchim (MDB) e Cláudia Araújo (PSD).

 

*Com informações da Prefeitura de Porto Alegre

Texto

* Brenda Andrade e Renata Rosa (estagiárias de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)