MC Jean Paul recebe Prêmio Lupicinio Rodrigues
A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, nesta sexta-feira (7/5) à noite, o Prêmio Artístico Lupicinio Rodrigues ao músico e compositor Jean Paul Tyba, mais conhecido como MC Jean Paul. A solenidade, realizada no plenário Otávio Rocha da Câmara, foi coordenada pelo presidente da Casa, vereador Nelcir Tessaro (PTB), que destacou o importante trabalho de inclusão social realizado pelo MC Jean Paul, por meio da música, entre os jovens carentes . O músico recebeu o diploma das mãos do proponente da homenagem, vereador DJ Cassiá (PTB).
Ao agradecer a homenagem prestada pela Câmara, destacou que recebia o Prêmio com muita honra e senso de responsabilidade. Lembrou trajetória do compositor Lupicinio Rodrigues, que dá nome ao Prêmio, e salientou que procurava seguir o exemplo de Lupicinio, desenvolvendo um trabalho que se identifica com a comunidade. Manifestando seu respeito e gratidão ao vereador DJ Cassiá (PTB), lembrou que passou por momentos difíceis e foi muito discriminado no início de sua trajetória no funk. "O funk tem missão de alegrar, amar e também de refletir sobre a vida das pessoas." Dedicou a homenagem "a todos que acreditaram e lutaram para que isso acontecesse" e ao mestre budista Daisaku Ikeda. "Por ter me envolvido em causas positivas é que eu tive boa sorte", disse MC Jean Paul, ao lembrar vários momentos de sua trajetória.
Destacando a sua emoção em homenagear Jean Paul, DJ Cassiá (PTB) lembrou o começo difícil do músico e compositor em sua trajetória artística. "Você faz parte do nosso coração. Tenho orgulho de você, que leva mensagem positiva ao jovem.", disse DJ Cassiá ao MC Jean Paul. Lembrou que, em 2007, o vereador Dr. Goulart (PTB), após assistir uma atuação de Jean Paul, decidiu propor a homenagem ao músico. "A vida me pregou uma peça e hoje, com a licença do Dr. Goulart para assumir a direção do Demhab, sou eu que presto essa homenagem", disse DJ Cassiá. Adeli Sell (PT) destacou a referência que Jean Paul representa para a comunidade e a contribuição e importância dele para a cultura local. O homenageado também foi cumprimentado pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM) e pelo diretor do Demhab, Humberto Goulart, que representou o prefeito José Fortunati na solenidade.
Trajetória
Jean Paul Tyba iniciou sua carreira artística há oito anos, quando fundou a dupla Alma Gêmea, que se caracterizava pelo estilo funk melody. Com a música de sua autoria Você e Eu, o mestre de cerimônias MC Jean Paul chegou ao primeiro lugar na parada de sucessos da Rádio Cidade, tendo sido, inclusive, gravada em CD nacional de produção do disc jockey DJ Malrboro. Desde os 16 anos atuando como DJ na Rádio Cidade, afastou-se do mundo artístico Por um período de aproximadamente três anos, envolvendo-se totalmente com o trabalho que pudesse lhe garantir a sobrevivência e também com os estudos, cursando a faculdade de Ciências da Computação.
Como praticante do budismo, sempre se dedicou às atividades da religião desde a infância. Introduzido ao mundo do funk por DJ Cassiá, Jean Paul começou a participar de várias festas promovidas pelo hoje vereador e pela Rádio Cidade.
Em sua trajetória, tem tido parcerias com os MCs e bondes mais representativos do funk nacional, como o Bonde do Tigrão, o Bonde do Vinho, o Bonde Nervoso e o seu grande ídolo, MC Serginho. Suas músicas, atualmente, são executadas por DJs consagrados do Rio de Janeiro e que se interessaram pelo seu trabalho. Tem tido muito sucesso com suas músicas, que são tocadas diariamente nas rádios de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e, mais recentemente, Mato Grosso.
Em janeiro de 2006, lançou seu primeiro CD, com 13 faixas que já eram conhecidas do público. Jean faz uma média de 25 shows por mês, na Capital e interior, inclusive em festas ao ar livre para um público de mais de 60 mil pessoas. Além desses eventos, MC Jean Paul participa ativamente do Projeto Domingo Alegre, criado por DJ Cassiá, que ocorre semanalmente em diversos bairros de Porto Alegre, projeto esse que dá oportunidade e motivação ao surgimento de novos talentos, assim como proporciona à comunidade um evento cultural gratuito. Em março, na cidade de São Paulo, foi eleito por unanimidade, em concurso nacional, O MC Revelação do Brasil.