Médico Ciarlo Fonseca é Cidadão de Porto Alegre
O médico Ciarlo Barragana Fonseca é o mais novo Cidadão de Porto Alegre. O título foi entregue nesta quinta-feira (21/11) em Sessão Solene realizada no Plenário Otávio Rocha. O vereador Márcio Bins Ely (PDT) propôs a homenagem.
Um vídeo com mensagens de familiares, amigos e colegas de profissão foi transmitido em agradecimento aos serviços prestados pelo médico. Na ocasião, o proponente citou a trajetória da carreira de Fonseca no combate à pandemia de Covid-19 e outros importantes feitos. “Essa foi uma doença que levou muitos entes queridos de todos nós, mas as pessoas que fizeram diferença, que deram a cara para bater e que estiveram na linha de frente arriscando suas vidas, elas merecem todo respeito da sociedade, em especial da sociedade porto-alegrense ao doutor Fonseca, que tem atuado aqui na Capital dos gaúchos”, disse.
O homenageado agradeceu a honraria e aos colegas de profissão que estiveram junto a ele na luta contra o coronavírus. “Falar sobre pandemia não é fácil, faz quatro anos que vivemos uma das situações mais desafiadoras da história e nos deparamos com incerteza e medo. Medo do desconhecido, de não voltar para casa, de não ver mais quem a gente ama. Todos nós sofremos e perdemos pessoas importantes. Fiquei dois anos sem visitar meus pais, sem poder comemorar datas importantes com a minha família. Foram muitos dias lidando com a vida e a morte, enfrentando os momentos mais difíceis da minha carreira”, recordou.
História
Ciarlo Fonseca é formado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas. Participou do desafio no combate ao SARS-CoV-2, marco histórico da história da medicina global. Nos períodos de 2005/2017 e 2014/2017, foi médico plantonista no Pronto Atendimento de Imbé e Pronto Socorro do Hospital de Tramandaí, onde atuou principalmente no atendimento de pacientes graves. Desde o final do ano de 2017, atua em empresa médica, onde é plantonista médico e escalista, referência técnica dos colegas médicos e, também, responsável pela implementação e administração das equipes médicas junto aos clientes da área da saúde.
No ano de 2020, com o surto de COVID-19, face ao seu conhecimento técnico prático em atendimento à pacientes gravíssimos, trabalhou atuando diretamente na realização de plantões em emergências, pronto socorros e unidades de tratamento intensivo dos maiores hospitais do RS, como Hospital Independência em Porto Alegre, Hospital Militar de Porto Alegre, Hospital de Montenegro, Hospital de Tramandaí, Hospital São Carlos de Farroupilha e Hospital Geral de Caxias do Sul.