Sessão Solene

Médico Dirceu Dal'Molin é Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Dr. Dirceu Beltrame Dal Molin.
    Gilson Padeiro e Dal'Molin exibem o título conferido pela Câmara Municipal (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Dr. Dirceu Beltrame Dal Molin.
    Familiares, amigos e colaboradores prestigiaram a cerimônia no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje (1/4) o título de Cidadão de Porto Alegre ao médico Dirceu Beltrame Dal'Molin. A Sessão Solene, presidida pelo vereador Idenir Cecchim (MDB), foi realizada no Plenário Otávio Rocha. O vereador Gilson Padeiro (PSDB) é o autor da proposta que homenageia Dal'Molin, atual presidente da Associação Hospitalar Vila Nova. 

Gilson Padeiro disse que o significado de ajuda, segundo o dicionário, é a ação ou efeito de ajudar, dar um auxílio, um socorro. Além disso, também significa assistência ou favor que se oferece a alguém sem dar nada em troca. "A palavra ajuda resume muito bem a trajetória de Dirceu Dal’Molin. A Capital completou 250 anos no último sábado e hoje estamos dando um presente para a cidade e aos porto-alegrenses homenageando esse homem maravilhoso como Cidadão de Porto Alegre”. 

Padeiro também destacou a longa trajetória profissional, citando a construção da rede de hospitais conduzida pelo médico. “A construção de uma rede que consegue a internação de cerca de 16 mil pacientes por ano em Porto Alegre é uma das grandes realizações do médico que chegou ao Rio Grande do Sul em 1967. O trabalho de Dal’Molin não acaba em Porto Alegre e já alcança outros locais do Estado, como as unidades em Taquara, Charqueadas, Guaíba, Arroio dos Ratos e Tapes. Além disso, são 24 unidades de saúde administradas pela associação na Capital”. 

Ao agradecer, Dal´Molin disse que “depois de ver todas essas manifestações e comentários nessa homenagem, minha manifestação poderia ser uma só. Uma palavra só poderia dizer e diz tudo. E essa palavra se chama  gratidão.” O médico falou da família e da importância dela para sua ascensão educacional e da sua trajetória profissional. Lembrou que em 1977 se formou na UFRGS e que depois fez residência em cirurgia geral e pós-graduação em Medicina do Trabalho e Gestão Hospitalar. 

"Ingressei no Vila Nova como estagiário ainda em 1975 e, depois, atuei como médico. Surgiu uma segunda família durante todos esses anos até 2002 como médico, sendo então eleito como presidente da Associação Hospitalar Vila Nova. Aqui, tenho a familia Dal'Molin e encontrei na minha vida a familia Vila Nova." 

Vila Nova

Dal Molin é natural de Lages (SC), onde nasceu em 16 de março 1950. Veio para o RS em 1967 e, em 1977, se formou em Medicina na UFRGS. É pós-graduado em Administração Hospitalar e em Medicina do Trabalho. Durante a carreira, fez mais de 120 mil cirurgias (cirurgia geral e vascular) e almeja encerrar o ciclo com cerca de 150 mil cirurgias, sempre através do SUS. No Hospital Vila Nova começou como cirurgião e auxiliando na internação até 1983. Assumiu como membro da diretoria do Hospital Vila Nova em 2002, quando a instituição foi transformada em associação hospitalar. 

O Hospital Vila Nova tem 585 leitos, 40 deles de UTI. Em média, faz 400 consultas por dia. Por ano, são internados cerca de 16 mil pacientes, uma média de 40 a 50 internações por dia. A especialidade do hospital é a clínica médica. Durante a pandemia, o hospital atendeu a 40% dos pacientes que estavam nos postos para internação no Vila Nova, o maior parceiro da Secretaria da Saúde nesse período. O hospital chegou a ter 76 pacientes entubados durante a pandemia.

Em 2018, a Associação Hospitalar Vila Nova ganhou a licitação para administrar o Hospital da Restinga. É um dos hospitais públicos mais modernos do país que atende completamente pelo SUS. No Hospital da Restinga são 100 leitos, com dez leitos de UTI e uma média de 80 consultas por dia e cerca de 180 internações por mês. O local também possui um Centro de Oncologia. A Associação Hospitalar Vila Nova administra outros hospitais em Taquara, Charqueadas e Guaíba, além de 24 Unidades Básicas de Saúde em Porto Alegre.

Texto

Josué Garcia / Ana Luísa Vieira
(estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)