EXECUTIVO

Melo cria Diretoria de Economia Criativa que será comandada por Evandro Hazzi

Hazzi diz que a inspiração para retornar à vida pública depois de 30 anos é o trabalho do vereador Ramiro Rosário

  • Secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, Evandro Hazzi, prefeito Sebastião Melo e vereador Ramiro Rosário no Paço Municipal. Foto: Mateus Raugust / PMPA
    Secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, Evandro Hazzi, prefeito Sebastião Melo e vereador Ramiro Rosário no Paço Municipal. Foto: Mateus Raugust / PMPA (Foto: MATEUS RAUGUST)
  • Reunião no gabinete do prefeito Sebastião Melo reuniu Evandro Hazzi, vereador Ramiro Rosário e secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone. Foto: Mateus Raugust / PMPA
    Reunião no gabinete do prefeito Sebastião Melo reuniu Evandro Hazzi, vereador Ramiro Rosário e secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone. Foto: Mateus Raugust / PMPA (Foto: MATEUS RAUGUST)

A economia criativa ganhou espaço na Prefeitura de Porto Alegre. O prefeito Sebastião Melo determinou a criação de uma diretoria dentro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo para tratar do assunto relacionado diretamente à inovação. O jornalista e apresentador Evandro Hazzy, que estava na Band há 18 anos, foi o escolhido para comandar esta nova diretoria. 

“A economia criativa e a inovação são dois pilares muito fortes na nossa cidade. A economia criativa é um caminho para a cultura de inovação, pois fomenta o pequeno negócio para se desenvolver. A cidade precisa se reencontrar e quer aproveitar o momento para fazer isso em parceria com a iniciativa privada”, disse Melo, nesta segunda-feira, 21, em reunião com o Hazzi, acompanhada pelo secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, pelo chefe de gabinete, André Coronel, e pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB). 

Hazzi disse que a economia criativa é uma área de inovação essencialmente multidisciplinar. "Pretendo circular por todas as secretarias e setores públicos levando conhecimentos e ideias criativas para fomentar a economia e elevar a autoestima dos porto-alegrenses”, disse o jornalista. “A economia criativa circula em vários setores da prefeitura e da comunidade. Ela pode ser um elo de identificação e fomento das potencialidades entre o poder público e as pessoas”, completou. 

Uma das primeiras missões dadas pelo prefeito a Hazzi é integrar o comitê das comemorações de 250 anos de Porto Alegre. “Quero levar meu conhecimento técnico e agregar no time que estará comandando o comitê. Acredito que a economia criativa possa ser a alma da comemoração”, destacou. 

A inspiração para retornar à vida pública, contou Hazzi, foi o trabalho do vereador Ramiro Rosário. “É um homem público que tem toda a minha admiração e confiança. Conheci ele trabalhando, eu como repórter e apresentador e ele como secretário de Serviços Urbanos. Sempre admirei seu amor pela cidade e a verdade e transparência com que trata as pessoas”, elogiou. 

Também conhecido por ser o missólogo (termo popularizado por ele para “preparador de misses”), Hazzi conheceu os 27 estados brasileiros e vários países. Tem o maior número de títulos conquistados no Miss Brasil, oito no total, sempre com candidatas do Rio Grande do Sul. “Sempre fui um gestor de pessoas e eventos. Tive a oportunidade única de conhecer todo o Brasil. Vou usar o que vi e os contatos que fiz para fortalecer a imagem da Capital e para transformar Porto Alegre em um destino turístico cobiçado, por meio da economia criativa”, comentou.

Breve currículo
O retorno à vida pública acontece 30 anos depois de Hazzi ter sido gerente de Eventos e Turismo da EPATUR, em 1990 e 1991. Formado em Jornalismo e Administração e Recursos Humanos, Hazzi cursa pós-graduação em Gestão Social: Políticas, Redes e Defesa de Direitos na Faculdade de Passo Fundo. Na sua experiência de gestor, ainda está a estruturação e o comando da graduação de Design de Moda da Ulbra e a coordenação do curso de Design de Jóias, Calçados e Acessórios também da Ulbra.

Foi Diretor do Miss Rio Grande do Sul desde 1997 e Diretor do Miss Brasil desde 2004. Também dirigiu o Band Verão e foi diretor técnico do Carnaval de Porto Alegre. É cidadão de Porto Alegre desde 2015, quando recebeu a honraria da Prefeitura. Atuou na RBS durante três anos, de 200 a 2003, no Departamento de Eventos. Trabalhou na Band durante 18 anos, dirigindo eventos e, nos últimos quatro anos, como apresentador e repórter.

Texto

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)