Memória

Centenário de Radamés Gnattali é homenageado em exposição

Maestro foi mestre de Tom Jobim  Foto: Divulgação/CMPA
Maestro foi mestre de Tom Jobim Foto: Divulgação/CMPA

O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre promove, até 28 de julho, no Salão Adel Carvalho, a exposição “Radamés Gnattali, o Músico Total” para marcar o centenário de nascimento do maestro, arranjador e compositor gaúcho. A mostra apresenta fatos marcantes da vida de Radamés Gnattali em 10 painéis de fotos e textos, que incluem depoimentos do músico. O evento, aberto na segunda-feira (17/7), tem apoio do Sindicato dos Compositores Musicais do Rio Grande do Sul (Sicom) e da Prefeitura.

Nascido em Porto Alegre, Radamés Gnattali (1906-1988) é considerado um dos mais importantes arranjadores brasileiros do século XX. “Ele não apenas revolucionou o conceito de arranjo para a música popular como seguiu uma inclassificável carreira sem fronteiras entre a música erudita e a popular”, diz a curadora da exposição e vice-presidente do Sicom, Izabel L’Aryan.

A exposição pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16 horas nas sextas-feiras. Informações e agendamento de visitas no Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)