Memória

Exposição mostra trabalho de museus da 1ª Região

Museus expõem acervo Foto: Kaiser Konrad/CMPA
Museus expõem acervo Foto: Kaiser Konrad/CMPA

Para marcar o Dia Internacional dos Museus, festejado em 18 de maio, o Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre promove, até dia 26, a exposição “Museus na Contemporaneidade”. A mostra divulga o trabalho de instituições vinculadas à 1ª Região Museológica do Rio Grande do Sul, à qual pertencem as regiões Metropolitana, Carbonífera e Litoral Norte. Estão expostos 18 painéis de textos e fotos e  peças dos museus retratados.

No acervo exposto, estão animais em extinção empalhados, entre eles um gavião-real do Museu Anchieta e uma jaguatirica e um papagaio-charão do Museu de Ciências do Colégio La Salle Dores. Há também relíquias como uma fôrma de fazer pílulas utilizada pela primeira farmácia de Guaíba (Pharmácia São José), do Museu Histórico Carlos Nobre. Outra das peças de destaque é uma ametista em forma bruta de 90 centímetros de altura e 39,2 quilos exibida pelo Museu de Geologia.

Proposta pelos gabinetes das vereadoras Margarete Moraes (PT) e Manuela d’Ávila (PCdoB), a exposição tem apoio do governo do Estado, do Sistema Estadual de Museus, da Secretaria Municipal de Cultura e da Vinícola Perini, além da 1ª Região Museológica. A visitação é das 8h30min, de segunda a quinta-feira, e das 8h30min às 16h30min na sexta-feira, na Avenida Loureiro da Silva, 255.

Informações no Memorial da Câmara, telefone (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)