Memorial: ações do Legislativo nos quatro cantos da cidade
Resgatar e preservar a memória política de Porto Alegre são as premissas que movem o trabalho diário do Memorial da Câmara Municipal. Criado em 1984, tem como balizador a realização de ações educativas que insiram os cidadãos no processo político da cidade. É nossa tarefa aproximar o trabalho do parlamento ao dia-a-dia das pessoas, descreveu o coordenador do setor, Jorge Barcellos.
Dentro deste projeto de cidadania, Barcellos enumera os principais eventos encampados pela equipe do memorial: Oferecemos visitas orientadas à comunidade, aulas no Legislativo, sessões plenárias para estudantes e exposições itinerantes sobre temas específicos ligados à Câmara, destacou. Além disto, o Memorial promove ciclo de vídeos e debates, seminários e cursos de história a estudantes, bem como auxílio a pesquisas.
Mostras
As exposições itinerantes já constituem um acervo de 50 mostras temáticas compostas por banners e painéis -, que percorrem as escolas da capital e do interior do Estado. Entre os principais temas abordados figuram a história de Porto Alegre (Prefeitos, Partenon Literário e Futebol de Várzea), do Brasil (Descobrimento, Era Vargas, Jango, História do Voto) e do Rio Grande do Sul (40 anos da Legalidade, Imigração Italiana, Anita e Garibaldi), a infância (História dos Brinquedos, Monteiro Lobato, Estatuto da Criança e do Adolescente), personalidades (Che Guevara, Castro Alves, Julieta Battistioli, Rui Barbosa), e temas contemporâneos (Jogos Olímpicos, A Guerra como Espetáculo, Atlas das Águas e Direitos Humanos). Somos o cartão de visitas do Legislativo. Todas as nossas realizações visam divulgar a identidade e as características do parlamento de Porto Alegre, acrescentou Barcellos.
Para o presidente da Casa, vereador Sebastião Melo (PMDB), o trabalho desenvolvido é essencial para que a história do Legislativo se mantenha viva e fortalecida. A equipe do Memorial consegue traduzir a política para as mais diversas áreas, da educação à cultura, ensinando noções de política a toda a comunidade, registrou Melo. Hoje, o setor é composto por oito funcionários e funciona no andar térreo da Câmara.
Acervo
Para desenvolver suas ações, o Memorial conta com três espaços na Câmara Municipal o salão Adel Carvalho, onde se realizam exposições permanentes, o salão da administração do Memorial, onde se desenvolve o processo de organização, armazenamento e pesquisa dos acervos do setor e o Laboratório de Preservação do Acervo Documental da Câmara Municipal. No acervo, o Memorial conta com documentos, gravuras, pinturas, mapas da cidade e ilustrações diversas. Além disto, reúne um banco de imagens com mais de 1,5 mil registros de vereadores e vídeos com documentários sobre fatos políticos do país.
Para mais informações acesse o site da CMPA www.camarapoa.rs.gov.br ou entre em contato pelo e-mail memorial@camarapoa.rs.gov.br ou pelos fones (51) - 3220-4187/ (51) - 3220-4318.
Ester Scotti (reg. prof. 13387)