Porto Alegre 244 Anos

Memorial da Câmara exibe três mostras e participa de debate na Ufrgs

Evento marca aniversário Foto: Divulgação
Evento marca aniversário Foto: Divulgação

O Memorial da Câmara Municipal participará da mesa-redonda Porto Alegre, Passadoe Futuro, no auditório do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul (Ilea-Ufrgs), às 14 horas desta quarta-feira(23/3). Paralelamente ao debate, que faz parte da programação alusiva aos 244anos da Capital, serão abertas três mostrasdo acervo de exposições itinerantes do Memorial: PaisagensSilenciosas, História dos Planos Diretores de Porto Alegre e Porto Alegre,Cidade Maldita

PeloMemorial da Câmara falará o pesquisador Jorge Barcellos. Também serãopalestrantes o professor Luciano Fedozzi, do Observatório das Metrópoles,e Tânia Marques, da pós-graduação em Geografia da Ufrgs. ParaBarcellos, esta é “uma oportunidade de aproximação do Legislativo com auniversidade, de reflexão sobre a história do desenvolvimento da Capital e sobre perspectivas interdisciplinares voltadas para o futuro da cidade”.

As exposições

PaisagensSilenciosas: 12 banners resumem representações de Porto Alegre feitas porartistas do século XIX, reunindo imagens de pintores espalhados pelosprincipais acervos artísticos da Capital, como a Pinacoteca Aldo Locatelli e oMuseu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli. Tematizando aspectos da vidaurbana e tipos sociais, a mostra possibilita a reconstrução do cotidiano daCapital na metade do século XIX.

PlanosDiretores de Porto Alegre: em 14 banners, a exposição mostra a história doprocesso de criação do Plano Diretor, desde a criação do Plano Geral deMelhoramentos até as políticas de planejamento urbano da Capital na segundametade do século XX. Enfatizando o papel do Estado na organização do espaçourbano, a mostra revela aspectos desconhecidos das políticas públicas e osefeitos dos movimentos sociais urbanos na sua consecução.

PortoAlegre, cidade maldita: em 13 banners, a exposição retrata o mundo dos"excluídos" em Porto Alegre no final do século XIX. Inspirada na obraOs Sete Pecados da Capital, de Sandra Pesavento, a exposição trata dos “locaismalditos” ou “mal falados” de Porto Alegre, os guetos do centro da cidade, osespaços de vivência da população pobre, os bares e a vida noturna da Capital.

Os palestrantes

JorgeBarcellos: licenciado e bacharel em História pela Ufrgs e mestre e doutor emEducação pela Faculdade de Educação/Ufrgs. Tem publicações na área de história,educação e política educacional. Colaborador dos jornais Zero Hora, Estado deDireito, Sul21 e Le Monde Diplomatique Brasil. Mantém o blog PensamentoContemporâneo. Coordena a Ação Educativa do Memorial da Câmara Municipal dePorto Alegre, onde é responsável pelo projeto Educação para Cidadania. Recebeu a Menção Honrosa do Prêmio José Reis de Divulgação Científica (2006) eo Troféu Expressão da Finep (2006) pelas atividades do Projeto Educação paraCidadania da Câmara, sob sua coordenação. PublicouEducação e Poder Legislativo (Aedos Editora, 2014) e é colaborador de Brasil:Crise e Disputa de um Projeto de Nação, organizado por Adeli Sell (2015).

LucianoFedozzi: possui doutorado (2002) e mestrado (1996) em Sociologia pela Ufrgs.Professor da Ufrgs. Integra o corpo de docentes do PPG em Sociologia na linhade pesquisa Sociedade, Participação Social e Políticas Públicas. Coordena oGrupo de Pesquisa Democracia Participativa, Esfera Pública e Cidades (CNPq). Membropesquisador do INCT/CNPq Observatório das Metrópoles. Tem experiência depesquisa em sociologia política e urbana, com ênfase nos temas da cidadania, OrçamentoParticipativo e instituições participativas, sociedade civil e associativismo,esfera pública e questões urbanas. Leciona Participação Social e Políticas Públicas,Sociologia Urbana e Sociologia no Brasil.

TâniaMarques: graduada em Arquitetura (UFPel), especialização em Urbanismo (UFRJ),mestrado em Geografia (UFRJ), doutorado em Geociências (Ufrgs). Professora doDepartamento de Geografia da Ufrgs. Docente nas disciplinas de GeografiaUrbana, Ocupação do Espaço Urbano e Rural, Geografia Econômica e Humana.Responsável pela disciplina Urbanização e Desenvolvimento Socioespacial no PPGem Geografia da Ufrgs. Pesquisadora do Centro de Estudos de Geologia Costeira eOceânica (Ceco) e do Laboratório do Espaço Social (Labes). Tem experiência nasáreas de Geografia, Planejamento Urbano e Regional, Gerenciamento Costeiro, comlinhas de pesquisa em dinâmica territorial, gestão costeira, desenvolvimentourbano e regional. Temas de interesse: organização interna da cidade,urbanização dos espaços litorâneos, desenvolvimento socioespacial das cidadesbrasileiras.

Oauditório do Ilea-Ufrgs fica no prédio 43322 do Campus do Vale (Avenida Bento Gonçalves, 9.500). A mesa-redonda e as exposições têm entrada gratuita.

Texto e edição: ClaudeteBarcellos (reg. prof. 6481)