Memorial participará de campanha na Escola Porto Novo
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Porto Novo, do Bairro Rubem Berta, contará com a parceria da Seção de Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre para desenvolver sua campanha Porto Novo: Eu curto, Eu Cuido, que prevê atividades sobre diversos temas, entre eles a prevenção e o combate à violência. Em atividade desde 2 de março deste ano, a instituição oferece 600 vagas para alunos do Jardim A ao 9° ano e turno integral.
Apesar do pouco tempo de funcionamento, a Porto Novo já é assolada pelo drama da violência das drogas, que inclui até mortes de alunos, afirma Jorge Barcellos, chefe da Ação Educativa do Memorial. Ele conta que o pedido de apoio partiu da diretora da Porto Novo, Salete Monticelli. "Estamos em uma região de conflitos com o tráfico. Como a escola atende em tempo integral, é o lugar com maior capacidade de resgatar os meninos do tráfico", diz a professora.
Segundo Barcellos, o tema da falta de segurança é tratado há bastante tempo pelo Memorial em seus projetos voltados para escolas. Vamos incluir a Porto Novo nessas atividades, informa. Na semana passada, Barcellos esteve na instituição para uma palestra para 40 alunos sobre Poder Legislativo e Políticas de Combate à Violência.
As atividades na escola em parceria com o Memorial serão desenvolvidas até o primeiro semestre de 2016. Está prevista também uma visita de estudantes da Porto Novo à Câmara Municipal. Informações: (51) 3220-4318.
Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)