Memorial prepara mudança do acervo de Alberto André
O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre iniciou, nesta quinta-feira (25/6), os preparativos para transferir o acervo do ex-vereador e jornalista Alberto André para o Legislativo da Capital e a Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Composto por livros, documentos, escritos, fotografias e objetos, o acervo está abrigado na residência de André, na Zona Norte.
O coordenador do Memorial da Câmara Jorge Barcellos, informou que a primeira etapa da mudança envolve embalamento e separação de materiais, para um diagnóstico preliminar. "Há três amplas salas com livros, recortes de jornais e períodicos que contam a trajetória do ex-vereador e que estão sendo objeto de trabalho de duas museólogas, uma arquivista e um historiador", contou.
No primeiro dia de trabalho, segundo Barcellos, foram localizados arquivos de jornais referentes às administrações municipais das décadas de 70 e 80 e bens museológicos raros, como medalhas e títulos, além de diversos desenhos de autoria desconhecida. "Emergiram também as primeiras peças do acervo fotográfico do ex-vereador, que passarão pela avaliação da família, que está revendo imagens que há muito tempo não encontrava", disse. As fotos serão digitalizadas antes de serem devolvidas aos parentes de Alberto André.
Todo o processo de mudança, na previsão de Barcellos, deverá levar cerca de 30 dias, envolvendo pelo menos meio turno diário dos funcionários e estagiários do Memorial da Câmara. "Nas férias escolares vamos acelerar o processo, já que, em agosto, retornarão as nossas atividades voltadas para escolas", alertou. Informações pelo telefone (51) 3220-4187 e 3220-4318.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)