Tribuna Popular

Mês do diabetes é tema em sessão da Câmara

  • Tribuna Popular com o Instituto da Criança com Diabetes. Na foto, dr. Balduíno Tschiedel.
    Balduino Tschiedel mostrou índices sobre a incidência de diabetes na população (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Tribuna Popular com o Instituto da Criança com Diabetes.
    Vereadora Comandante Nádia (DEM) foi a proponente da homenagem (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O período de Tribuna Popular da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta segunda-feira (8/11), recebeu representantes do Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul (ICDRS) para falar sobre o Dia Mundial do Diabetes e o trabalho desenvolvido pela entidade há 17 anos. A sugestão do  tema foi da vereadora Comandante Nádia (DEM).

De acordo com o presidente da entidade, médico Balduíno Tschiedel, 537 milhões de pessoas no mundo têm diabetes. A doença já matou, neste ano, 6,7 milhões de pessoas. No Brasil são 17 milhões de casos. É o terceiro país do mundo em número de casos de diabetes Tipo I em crianças e adolescentes, ficando atrás apenas da Índia e Estados Unidos. No Rio Grande do Sul, são 840 mil casos, sendo 51,5 mil de crianças e jovens de zero a 20 anos de idade. Destes, cerca de 4 mil (40% da demanda do Estado) são atendidos pelo ICDRS, totalmente pelo SUS, na instituição que funciona junto ao Hospital da Criança Conceição.

Balduino Tschiedel destacou ainda que a instituição só existe e consegue ter esta capacidade de atendimento devido à colaboração de toda sociedade. “Desde o início das atividades, em 2004, conseguimos reduzir em mais de 90% as internações hospitalares, que são muito mais caras e massacrantes para as famílias”, acrescenta Tschiedel, explicando que a instituição oferece tratamento especializado e interdisciplinar, proporcionando conhecimento e acesso a recursos disponíveis para uma convivência saudável com o diabetes.

Uma das principais formas de arrecadação de recurso do ICD é a tradicional Corrida pela  Vida, que em 2020 não pode ser realizada devido à pandemia da covid-19 e que, em 2021, foi feita de forma virtual. Outros recursos vêm através de programas como o Funcriança, o Tampinha Legal, a Nota Fiscal Gaúcha e outras formas como emendas impositivas de vereadores, verbas parlamentares e voluntariado.

Também participaram da sessão a gerente executiva do instituto, Ana Bertuol, o assessor de relações institucionais, Clódis Xavier, e a jornalista Edith Auler.

Apartes

Em apartes aos pronunciamentos na tribuna, também se manifestaram os vereadores Idenir Cecchim (MDB), Aldacir Oliboni (PT), Cláudia Araújo (PSD), Daiana Santos (PCdoB), Comandante Nádia (DEM), Mônica Leal (PP), Hamilton Sossmeier (PTB) e o presidente Márcio Bins Ely (PDT).

Texto

Elisandra Borba (reg. prof. 15448)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:ICDcriançasdiabetes