PLENÁRIO

Mesa Diretora: Câmara cumpre decisão judicial

Oposição também conquistou presidência e vice nas comissões permanentes

  • Sessão ordinária. Eleição da nova mesa diretora. Na foto, mesa diretora eleita: vereadores e vereadoras Comandante Nádia, Hamilton Sossmeier, Mônica Leal, Márcio Bins Ely, Idenir Cecchim e Laura Sito.
    Vereadora Laura Sito (D) passa a integrar a Mesa Diretora juntamente com Comandante Nádia (E), Hamilton Sossmeier, Mônica Leal, Márcio Bins Ely e Idenir Cecchim (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão ordinária. Eleição da nova mesa diretora.
    Vereadores e vereadoras discutiram distribuição de atribuições para o comando da Câmara Municipal (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Cumprindo decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) proferida na última sexta-feira (5/2), a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nova eleição da Mesa Diretora na tarde desta segunda-feira (8/2) e destinou um dos seis espaços do colegiado ao Bloco de Oposição, formado pelo PT, PSol e PCdoB. Na sessão, presidida pela vereadora Lourdes Sprenger (MDB), houve acordo para que a oposição ocupasse a 3ª Secretaria, antes exercida pelo vereador Clàudio Janta (SD). A vereadora Laura Sito (PT) foi eleita para a vaga com 29 votos favoráveis e sete abstenções.

Na votação, os demais integrantes da Mesa Diretora foram confirmados no cargo. Assim a composição do comando do Legislativo fica sendo: presidente Márcio Bins Ely (PDT), 1º vice-presidente Idenir Cecchim (MDB), 2ª vice-presidente Comandante Nádia (DEM), 1º secretário Hamilton Sossmeier (PTB), 2ª secretária Mônica Leal (PP) e 3ª secretária Laura Sito (PT). 

Com a Mesa Diretora eleita, houve reunião das comissões para decidir novamente o comando das mesmas, a fim de garantir-se uma presidência e uma vice-presidência para a oposição, conforme determinado na mesma decisão do TJ-RS. A vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) foi escolhida presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) e a vereadora Karen Santos (PSol) vice-presidente da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab).

Entenda

Na eleição realizada na posse da nova Legislatura, dia 1º de janeiro, os parlamentares de oposição não foram eleitos para nenhum cargo da Mesa nem para a presidência ou vice-presidência de comissões permanentes. O bloco de oposição ingressou na Justiça com mandado de segurança pedindo a anulação daquela eleição e a garantia de espaço para o grupo, alegando desrespeito à proporcionalidade, tendo em vista que conta com 10 dos 36 vereadores.

Confira como ficou o comando de cada comissão:

CCJ

Presidente: Felipe Camozzato (Novo)

Vice: Claudio Janta (SD)

CEFOR 

Presidente: Bruna Rodrigues (PCdoB)

Vice: Mauro Zacher (PDT)

CUTHAB

Presidente: Cassiá Carpes (PP)

Vice: Karen Santos (PSol)

COSMAM

Presidente: Jessé Sangalli (Cidadania)

Vice: Cláudia Araújo (PSD)

CECE

Presidente: Fernanda Barth (PRTB)

Vice: Mari Pimentel (Novo)

CEDECONDH

Presidente: Alexandre Bobadra (PSL)

Vice: Kaká D’Ávila (PSDB)

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Mesa Diretora