Sessão Solene

Miguel Rossetto é Cidadão de Porto Alegre

Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Miguel Rossetto.
Rossetto e Gimenis na cerimônia realizada nesta terça-feira (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA)

A Câmara Municipal entregou nesta terça-feira (24/9) o título de Cidadão de Porto Alegre ao deputado estadual Miguel Rossetto (PT). A distinção foi proposta pelo vereador Everton Gimenis (PT).

O proponente destacou a história sindical e política do homenageado como inspiração da esquerda no Estado. “Fomos criando uma relação através da luta e do companheirismo e passei a admirar o Rossetto como uma referência no nosso movimento sindical e da política de esquerda do nosso Estado. Em 1984, quando saiu como candidato a deputado federal pela primeira vez, nós do movimento sindical da época abraçamos a campanha e não era uma candidatura considerada favorita, mas o Rossetto foi eleito e tive o prazer de estar na coordenação da campanha em Porto Alegre”. Além disso, salientou a importância da homenagem não apenas como um ato político, mas pessoal do parlamentar. “Essa homenagem para o Miguel, além de uma homenagem política de uma personalidade de grande referência no nosso Estado, da esquerda brasileira, também é uma homenagem afetiva porque construímos essa luta juntos”, finalizou. 

O homenageado agradeceu ao vereador pela honraria e salientou a sua relação com Porto Alegre. “A cidade que me homenageia é a cidade que construímos juntos ao longo dos últimos anos, é a cidade democrática, de esquerda, da igualdade, que hoje presta essa homenagem através do Gimenis. Cheguei a Porto Alegre há 40 anos, em 1984, vim de São Leopoldo e pude prestigiar essa história extraordinária, a construção do PT e a reconstrução da esquerda brasileira”, relembrou. Por fim, agradeceu a condecoração e reforçou seu compromisso com o município. “Estamos aqui compartilhando uma história bonita carregada de amizade, companheirismo e aprendizado. Quero devolver a essa cidade meu compromisso de luta e militância”, frisou.  

História

Miguel Rossetto nasceu em 1960, em São Leopoldo. É sociólogo e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). De 1986 a 1992 presidiu o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Polo Petroquímico de Triunfo (Sindipolo).

Em 1994 foi eleito deputado federal e, em 1998, vice-governador. De 2003 a 2006, Rossetto foi o primeiro ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Lula. Neste período, lançou o primeiro Plano Safra da Agricultura Familiar, o Seguro Agrícola e o II PNRA, maior programa de Reforma Agrária feito no país. 

Foi ainda presidente da Petrobras Biocombustível, ministro do Desenvolvimento Agrário, ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência e ministro do Trabalho e Previdência no governo Dilma Rousseff. Em 2022 foi eleito deputado estadual pelo PT, com 37.790 votos. 

Texto

Laura Paim (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)