Plenário

Mirgon Kayser é empossado pelo PT

Posse dos vereadores suplentes. Na foto, vereador Mirgon Kayser.
Vereador Mirgon Kayser (PT) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Durante a sessão ordinária híbrida da Câmara Municipal de Porto Alegre desta segunda-feira (28/6), o vereador Mirgon Kayser tomou posse em substituição ao titular Aldacir Oliboni (PT), líder da bancada do partido, e comporá a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) durante o período em que permanecer na vereança. Kayser tem 38 anos, obteve 451 votos nas eleições de 2020, e sua principal bandeira é o meio ambiente.

O vereador agradeceu a esposa e filho pelo apoio, o seu partido pela oportunidade, saudou seus apoiadores nas eleições e lideranças do Partido dos Trabalhadores. “Ninguém sobe nesse púlpito sozinho.” Prestou solidariedade às famílias dos mais de 500 mil mortos no país pela Covid-19, cumprimentou o povo porto-alegrense e afirma que a Capital está “ambientalmente doente” e é “submetida a uma lógica ambiental perversa e predatória”. Lembrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o qual considera “uma data de muita luta”.

Criticou a política ambiental do governo federal, afirmando que há “uma expansão desenfreada” no uso de agrotóxicos no país. Citou queimadas, tráfico de madeira, grilagem de terra, “privatização da água” e “desregulamentação das atividades de mineração” e diz que a gestão energética nos coloca “em um grave risco de apagão”. Em nível estadual, alertou para o bioma Pampa, que, segundo Kayser, é “castigado pelas extensas lavouras de soja e pelas florestas de eucalipto” e se posicionou contrário ao projeto de lei 260/20, que altera legislação sobre o controle de agrotóxicos no Rio Grande do Sul e pode ser votado, nesta terça-feira (29/6), na Assembleia Legislativa. Criticou também a queda da Capital no índice de cidades arborizadas no Brasil. “Não há planeta saudável sem um meio ambiente harmônico, entre todas as suas espécies.”

Texto

Rian Ferreira (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Mirgon Kayserposse