Presidência

Mônica prestigia lançamento de campanha de vacinação contra a gripe

O ato foi realizado com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

  • Presidente Mônica Leal participa do lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, com a presença do Ministro de Estado da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o Governador, Eduardo Leite, o Prefeito Nelson Marchezan Júnior e o Secretário Municipal da Saúde Pablo Stürmer.
    A presidente cumprimentou o ministro Luiz Henrique Mandetta pelo trabalho que vem realizando (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Presidente Mônica Leal participa do lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, com a presença do Ministro de Estado da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o Governador, Eduardo Leite, o Prefeito Nelson Marchezan Júnior e o Secretário Municipal da Saúde Pablo Stürmer.
    O lançamento contou também com a presença do governador Eduardo Leite e do prefeito Nelson Marchezan Jr. (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), prestigiou na manhã desta quarta-feira (10/4) o lançamento da campanha nacional de vacinação contra a influenza, realizado no Centro de Saúde Modelo, na avenida João Pessoa. Neste primeiro momento a campanha terá como público alvo gestantes e crianças com idade entre seis meses e seis anos. 

Mônica Leal destacou que a cada ano, a cada inverno, "nos assustamos com possíveis complicações trazidas pelo vírus da gripe". Observou que Porto Alegre e o Rio Grande do Sul estão juntos com o Ministério da Saúde nessa campanha de vacinação que chega para proteger a população. “A prevenção é responsabilidade de todos. Vamos acreditar na eficiência das vacinas, cumprir o calendário de vacinação dos pequenos, dar o devido cuidado também ao público especial das gestantes e dos idosos”, finalizou. 

Conforme o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a campanha esse ano começou um pouco mais cedo, tendo em vista os pedidos do Rio Grande do Sul. Serão priorizadas entre 10 e 18 de abril as crianças e gestantes, grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza. "É um direito das crianças e um dever dos pais e de toda sociedade o combate à influenza”.

A campanha será para todos os grupos prioritários (crianças, gestantes, idosos, mães até 45 dias após o parto, professores, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde e indígenas). A vacinação se estende até 31 de maio. A expectativa para 2019 é de que 3,7 milhões de pessoas (90% dos grupos prioritários) sejam vacinados. 

A partir do dia 22 de abril, a vacinação estará disponível para os demais públicos-alvo da campanha. A mobilização para a vacinação vai até 31 de maio em todo o país. 

Também estiveram presentes os vereadores Mauro Pinheiro (Rede), João Carlos Nedel (PP), Lourdes Sprenger, Mendes Ribeiro (MDB), Idenir Cechim (MDB), Gilson Padeiro (PPS) e Dr. Goulart (PTB). 

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)