Institucional

Morre Dercy Furtado, primeira vereadora eleita titular da Capital

Periodo de comunicações no plenário. Na foto, as senhoras Dercy Furtado (E) e Télia Negrão (D).
Dercy Furtado em cerimônia na Câmara em 2017 (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Morreu na madrugada deste domingo (21/7) a ex-vereadora de Porto Alegre Dercy Furtado. Ela tinha 96 anos e, conforme a família, faleceu em casa. Dercy foi a primeira mulher eleita como vereadora titular na Câmara da Capital.

Professora e historiadora, em 1972 concorreu pela primeira vez a uma vaga no Legislativo da Capital, sendo a vereadora mais votada da Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Elegeu-se com 10.108 votos para a VII Legislatura (período de 1973 a 1977), mas renunciou ao final de 1974 para assumir como deputada estadual.

Tanto no Legislativo Municipal quanto na Assembleia foi uma defensora dos direitos das mulheres. Dercy lançou o livro Cortando as Amarras, em 1977, no qual reuniu um conjunto de reivindicações e apresentou no Senado Federal. Dentre as reivindicações estavam: liberação para a mulher trabalhar à noite; aposentadoria para a dona-de-casa; criação de casas de estudantes femininas nas universidades e a retirada do Código Civil da prova de virgindade como justificativa para a anulação do casamento.

Em 2017, a Câmara lançou o curta metragem Dercy Furtado, que conta a história da ex-vereadora. 

Texto

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)