Cultura

Mostra Teatro Glênio Peres On-line exibe duas peças neste final de semana

  • Peça "Sobre Nós"
    Peça "Sobre Nós é uma das atrações da mostra Teatro Glênio Peres On-line
  • Peça "A Fome"
    "A Fome" é outra peça da mostra neste final de semana

Dois espetáculos serão exibidos pela TV Câmara nesta semana dentro da Mostra Teatro Glênio Peres On-line 2020. A peça de teatro adulto "Sobre Nós" será transmitida sábado (14/11), às 17h, no canal 16 da Net, no canal 11.3 da TV aberta digital e na página da TV Câmara no Youtube. No domingo (15/11), a mesma peça será exibida às 13h, apenas no canal 11.3 e no Youtube. A segunda peça, intitulada "A Fome", será transmitida na madrugada do sábado, à 1h, pois se trata de espetáculo com faixa etária para maiores de 18 anos.

Sobre Nós

Partindo dos textos de Anton Tchekhov “A Gaivota”, “As Três Irmãs” e “O Jardim das Cerejeiras”, a peça "Sobre Nós" apresenta um paralelo dos clássicos com a vida cotidiana. Os anseios sociais e políticos atuais atravessam as figuras que buscam por algum lugar e terminam por encontrar a inexistência dele, mantendo a poesia melancólica potente do autor. Como no Tetris, jogo criado nos anos 80 na Rússia, a trama acontece através de um conjunto de fragmentos que se encaixam dando uma possibilidade contemporânea de leitura sobre quais são as questões que te afetam hoje. A direção é Leo Maciel, com elenco formado por Aline Armani, Felipe Evangelista, Guilherme Fraga, Jaques Machado, Juliana Sixel, Lincoln Speziali e Natália Lavratti.

A Fome 

"A Fome" é um monólogo escrito por Marcos Contreras e Sissi Betina Venturin, também atriz do espetáculo, com direção de João de Ricardo. Entre revelações pouco palatáveis e a exposição de uma fome voraz pela vida, a peça incorpora circunstâncias míticas e críticas sobre o feminino numa performance-limite entre o ritual e o cyber. É o dia derradeiro, um rito de passagem que necessita ser concluído, custe o que custar. Refletindo sobre relações amorosas e familiares atordoantes, o espetáculo mostra esta mulher sem nome nem espaço que se dilata guiada por uma chama primitiva e implacável. 

On-line

A decisão de manter a atividade cultural do Teatro Glênio Peres neste ano mesmo durante a pandemia foi tomada pela Mesa Diretora da Câmara em setembro. Os espetáculos, gravados no teatro e exibidos apenas pela TV Câmara, são projetos que ficaram na suplência da Mostra realizada no ano passado. Todas as propostas foram analisados, naquela ocasião, por uma comissão de seleção formada por jurados contratados e julgados com base na sua qualidade artística, histórico e currículo dos gruposou artistas solo. Cada espetáculo recebe verba de R$ 14,5 mil (grupo de artistas) ou R$ 8,5 mil (artista solo).  

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)