Tribuna Popular

Movimento quer Parque do Gasômetro

Criação do Parque do Gasômetro foi defendido por Jaquelline na tribuna Foto: Elson Sempé Pedroso
Criação do Parque do Gasômetro foi defendido por Jaquelline na tribuna Foto: Elson Sempé Pedroso

A coordenadora do Movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene, apresentou hoje (22/6) aos vereadores, durante a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, a proposta de criação do parque e do largo do Gasômetro. Segundo ela, a proposta da entidade se baseia em exemplos de cidades como Estrasburgo (França) e Seul (Coréia do Sul), que investiram na política de desenvolvimento econômico aliada à preservação ambiental e cultural.

Conforme Jacqueline, a criação do parque e do largo seria uma forma de garantir a preservação do patrimônio natural e cultural desta região do Centro de Porto Alegre. "Queremos incluir a proposta na revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA), que está sendo analisada pela Câmara."

O Viva Gasômetro foi fundado em dezembo de 2006 e, desde então, realiza ações periódicas na Praça Júlio Mesquita, conhecida como praça do aeromóvel. Mensalmente, a entidade promove apresentações de filmes. "Queremos transformar o local em uma praça de cinema." Jacqueline acrescentou que o Movimento Viva Gasômetro pretende também conscientizar a população sobre a importância de se preservar o patrimônio histórico e cultural do Centro.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Ouça:
Movimento quer parque e largo na região do Gasômetro