Presidência

Movimento Quilombista pede espaço para shows afros

Maria Celeste recebeu Waldemar Lima Foto: Juliana Freitas
Maria Celeste recebeu Waldemar Lima Foto: Juliana Freitas

A presidenta da Câmara Municipal de Porto Alegre, Maria Celeste (PT), recebeu, na tarde desta quarta-feira (7/2), a visita do presidente do Movimento Quilombista Contemporâneo, Waldemar Pernambuco Moura Lima. Ele solicitou à vereadora a cedência do Teatro Glênio Peres nas segundas-feiras à tarde e à noite para apresentações do espetáculo Contando a Verdade, Cantando a História, comandado pelo Grupo Temático e Pedagógico Ponto Z.

Aberto a estudantes, professores e público em geral, o show reúne música, poesia e leitura de textos que enfatizam a presença e o papel do negro na história brasileira. “Os textos desconstituem a equivocada história oficial”, afirmou Lima. Segundo o presidente do Movimento Quilombista, o espetáculo, que já conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação, tem respaldo na Lei Federal 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que determina às escolas o estudo da cultura afro-brasileira.

Maria Celeste prometeu avaliar com a Mesa Diretora a possibilidade de ceder o Teatro Glênio Peres para apresentações do grupo Ponto Z. Conforme a vereadora, provavelmente a solicitação será aceita, por se tratar de “uma bela iniciativa” que atende à finalidade do espaço cultural. A presidenta disse que, entre suas metas para 2007, está, justamente, “potencializar a utilização" do teatro da Casa.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)