Movimento Viva Gasômetro defende reformas no Centro
Na Tribuna Popular desta segunda-feira (02/09), a presidente do Movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene, discursou sobre o trabalho da entidade junto à Câmara Municipal de Porto Alegre, os diversos projetos e emendas encaminhados e aprovadas na Casa, como o Corredor Parque Gasômetro, criado no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), cuja implementação cobrou da atual legislatura.
"Retornamos a esta Casa para reforçar a nossa luta, para que as conquistas da cidade de Porto Alegre, capitaneadas pelo Movimento Viva Gasômetro, sejam concretizadas e também para apontar problemas na região do Gasômetro". Listou como problemas um casarão abandonado e invadido na esquina entre a rua Riachuelo e General Salustiano; as dificuldades encontradas pelos "quiosqueiros" da Orla, trabalhadores que foram diretamente afetados pelas enchentes; a depredação e abandono da Escadaria da rua João Manoel; e a extinção do bonde histórico do Centro. Jacqueline também sugeriu propostas para melhorar a cidade na região central e do Gasômetro com vistas a recuperar tanto a história de Porto Alegre, quanto revitalizar os espaços para que a população possa desfrutá-los melhor.
"Nossas sugestões serão enviadas para todas candidaturas à Prefeitura, e aquela ou aquele que for eleito terá a nossa parceria para lutar por todas estas pautas levantadas", concluiu.
O movimento
O Viva Gasômetro foi criado em 2006 por moradores da área central de Porto Alegre insatisfeitos com o poder público e para lutar pela revitalização de seus arredores. Quer, também, tornar a região uma referência em ecologia, cultura e saúde.