Greve

Municipários e Marchezan terão nova reunião na segunda à tarde

Reunião foi agendada pela Câmara, que está intermediando as negociações.

  • Reunião entre o presidente da CMPA, Cassio Trogildo, o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, vereadores e o Comando de Greve do Simpa.
    Vereadores se reuniram com Gustavo Paim (c) e municipários (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Reunião entre o presidente da CMPA, Cassio Trogildo, o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, vereadores e o Comando de Greve do Simpa.
    Grevistas acompanharam reunião com vice-prefeito (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

A partir do desdobramento de duas reuniões promovidas pela presidência e líderes partidários da Câmara Municipal de Porto Alegre, foi realizada, no final da manhã desta sexta-feira (20/10), um encontro entre o vice-prefeito Gustavo Paim, os líderes do comando de greve dos municipários e vereadores, para tratar da pauta de reivindicações do funcionalismo. Na próxima segunda-feira (23/10), haverá um novo encontro, desta vez com a participação do prefeito Nelson Marchezan Júnior e técnicos do Executivo, às 16 horas, no Paço Municipal.

Os representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre  (Simpa) e do comando de greve sustentam que o desejo da categoria é a retirada de tramitação dos três Projetos de Leis do Executivo que tratam sobre alterações nos direitos e benefícios dos servidores municipais. Mas, com a manifestação do vice-prefeito, Gustavo Paim, que reiterou a disponibilidade do Governo para esclarecimentos e debate sobre as propostas, o Simpa sugeriu o estabelecimento de um calendário de ações para análises, debates e adequações às propostas, com a ressalva de que a votação ocorra após esse processo.

Conforme o presidente do Legislativo, vereador Cassio Trogildo (PTB), a Câmara cumpre o seu objetivo de intermediação entre as partes, reforçando o trabalho desenvolvido para promoção do diálogo, com vista às soluções em prol da Cidade. Trogildo ressaltou que o Parlamento manterá ações de mediação e acompanhará o processo, para que os desdobramentos  ocorram da melhor forma.

A reunião, que durou cerca de 2h30min, também contou com as presenças dos vereadores Luciano Marcantônio (PTB), Ricardo Gomes (PP), Marcelo Sgarbossa (PT), Clóvis Conceição (DEM), Cláudio Janta (SD), João Carlos Nedel (PP) e André Carús (PMDB) e das vereadoras Mônica Leal (PP), Sofia Cavedon (PT) e Comandante Nádia (PMDB), além do presidente do Simpa, Alberto Terres, e cinco representantes do comando de greve dos municipários.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)