Legislativo

Na abertura do ano legislativo Tanise Sabino destaca em pronunciamento o foco do seu mandato parlamentar

Na abertura do ano legislativo Tanise Sabino destaca em pronunciamento o foco do seu mandato parlamentar
Na abertura do ano legislativo Tanise Sabino destaca em pronunciamento o foco do seu mandato parlamentar

“Desejo a todos um ano de 2022 de muito diálogo e construções. Reitero que o foco deste mandato é cada vez mais, informar, alertar e desmistificar sobre a saúde mental, buscando a promoção de políticas públicas mais eficazes. É preciso mudar a maneira de ver a saúde e doença mental. Falar de forma aberta e sincera. Poder assumir que “não está tudo bem quando não está”. Acabar com os mitos, preconceitos e estigma que rodeiam este assunto.” Assim a vereadora Psicóloga Tanise Sabino norteou sua fala nessa quarta-feira (23), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, em seu pronunciamento na tribuna do Plenário Otávio Rocha.

 

Tanise trouxe uma retrospectiva das ações e campanha do Janeiro Branco e ressaltou a importância do debate acerca da temática em todos os demais meses do ano, mencionando ainda que, “a mente não está separada do corpo. Quando a mente sofre, o corpo sofre, e o contrário também é verdade. Se por um lado, ter sintomas depressivos ou ansiosos pode ser uma manifestação de um outro problema de saúde “físico”, por outro, está comprovado que quando sofremos de uma doença mental, vários sistemas do nosso corpo entram em desequilíbrio.”

 

Durante o mês de Janeiro, conhecido como Janeiro Branco, mês de promoção a saúde mental, a vereadora Tanise Sabino, como presidente da Frente Parlamentar de Promoção a Saúde Mental realizou diversas ações. Ainda no final do ano de 2021, a Vereadora realizou uma reunião com o Prefeito da capital Sebastião Melo e apresentou um ofício solicitando que o tema da saúde mental, através do Janeiro Branco fosse divulgado em nossa cidade. A solicitação da Vereadora foi atendida, e a Prefeitura estampou em 60 relógios da cidade e mais de 20 linhas de ônibus da Carris a divulgação do Janeiro Branco com o tema “Uma vida mais saudável começa na mente”, como forma de conscientizar da importância dos cuidados com a Saúde Mental.

 

A Câmara de Vereadores, através da mesa diretora, também foi uma grande apoiadora da causa do Janeiro Branco e atendeu o pedido da Vereadora Sabino quando solicitou o outdoor, na frente da Câmara de Vereadores, com a divulgação da campanha do Janeiro Branco. O outdoor permaneceu todo o mês de janeiro com a divulgação “uma mente mais saudável começa na mente”.

 

A Vereadora em seu pronunciamento ainda destacou que “Outra ação da Frente Parlamentar da Saúde Mental realizada no mês de Janeiro foi a 1º Caminhada do JANEIRO BRANCO, que teve o tema: “UMA VIDA MAIS SAUDAVÉL COMEÇA NA MENTE” onde reunimos mais de 100 pessoas no dia 23 de janeiro no brique da redenção”. Conforme a vereadora, na caminhada estiveram presentes o Prefeito da Capital, Sebastião Melo; o Secretário da Saúde em exercício, Richard Dias; o Diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Fernando Umbert e o médio psiquiatra Rogério do SIMERS; o Dr. Alceu Gomes, Diretor Técnico do Hospital Presidente Vargas; diversos profissionais da saúde mental e comunidades terapêuticas. A ocasião também contou com a presença de diversas lideranças das cidades de Porto Alegre, Sapiranga, Novo Hamburgo, Alvorada, Guaíba, Eldorado do Sul, Esteio, além de líderes e movimentos partidários. Ainda na Tribuna, a Vereadora ressaltou que o Deputado Elizandro Sabino, autor da Lei nº 15.412, que instituiu a Campanha Janeiro Branco no Estado do RS, também esteve presente na Caminhada.

 

Segundo a parlamentar ainda existe muito preconceito em relação a saúde mental. Isso faz com que as pessoas não peçam ajuda quando necessário, o que agrava ainda mais a situação. “Muitos quando passam por um episódio de depressão, ainda hoje tem vergonha de falar sobre o assunto. Muitos jovens já apresentam quadro de ansiedade e apresentam também dificuldades escolares. Pessoas com ansiedade ou depressão podem se isolar, e podem se sentir impotentes perante a sua situação, perdendo esperança e, em casos extremos, até desenvolver ideação suicida. São estas as situações, infelizmente demasiado frequentes, que queremos evitar.”

 

Em seu discurso, a parlamentar salientou que “a causa da saúde mental é nobre e importante. O avanço de pessoas com depressão, doenças no campo emocional, tem aumentado de forma rápida e muitas vezes silenciosa. No entanto, estima-se que uma em cada quatro pessoas desenvolva uma perturbação mental ao longo da sua vida. Uma grande percentagem destas são quadros ansiosos ou depressivos, cuja incidência tem vindo a aumentar, de modo substancial, nestes últimos dois anos de pandemia. Não há saúde sem saúde mental. Este é um dos grandes desafios deste tempo. Ter uma boa saúde mental é um ingrediente imprescindível para que a população viva com qualidade de vida e bem estar”.

 

Pesquisas em tempos da disseminação da Covid-19 observaram e registraram o aumento do uso de álcool e outras drogas. No Google, uma das pesquisas mais realizadas em relação a vacina de prevenção a Covid é “pode beber bebida alcoólica após a vacina”?. Outro aspecto identificado, dessa vez na área da economia, é que aumentou a venda de bebidas alcoólicas, consideravelmente, durante a pandemia. Diante do conhecimento desses apontamentos, Tanise propôs a instalação da Frente Parlamentar da Dependência Química: Prevenção, tratamento e ressocialização para viabilizar uma nova política de cuidados voltada aos dependentes, junto com as comunidades terapêuticas e profissionais desta área.

 

A vereadora finalizou seu pronunciamento enfatizando, “que estamos trabalhando arduamente, para colocar a pauta da saúde mental na agenda da  Capital dos Gaúchos. Queremos mais psicólogos nas escolas, nos postos de saúde, nos CAPS. Queremos mais CAPS na cidade, em especial na Zona Sul, que só tem o CAPS AD e queremos um CAPS na Ilha da Pintada, que não tem nenhum. Queremos mais e mais mentes saudáveis e a promoção de qualidade de vida. O contexto é favorável pela necessidade no Município, no Estado e País: chegou a hora de fornecer políticas públicas com qualidade àqueles que sofrem! Encerro desejando um ano de muitas realizações e projetos que transformem a vida das pessoas. Que Deus abençoe a todos.”